Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Seminário Internacional "Os marginais (séculos XVI-XIX)" Voltar

24/05/2018 - 25/05/2018    Auditório de Engenharia (junto ao ICS), Campus de Gualtar.
marginais
Uma organização do Lab2PT.
Realiza-se nos próximos dias 24 e 25 de maio o Seminário Internacional "Os marginais (séculos XVI-XIX)". A iniciativa terá lugar no Auditório de Engenharia (Campus de Gualtar) da Universidade do Minho.

A temática da marginalidade tem merecido, nos últimos anos, a atenção da historiografia portuguesa, embora com atraso relativamente a outros países europeus. Desde há várias décadas, constitui uma importante área de estudo no âmbito da história social. A partir dos finais dos anos 60 do século XX, circunstâncias várias contribuíram para que os presos, os criminosos, os jovens delinquentes e os loucos, até então remetidos para as margens das lides investigativas, fossem resgatados do esquecimento e começassem a ganhar protagonismo em vários trabalhos.
Reconhecida a atualidade das questões que se inscrevem no campo da marginalidade, considera-se pertinente a realização deste evento científico. Trata-se, afinal, de uma oportunidade para sensibilizar e dar a conhecer aos participantes um conjunto de domínios que ainda podem ser explorados, fazendo uso da profusão de fontes e de publicações disponíveis. Por outro lado, este seminário possibilitará a apresentação dos resultados mais recentes da investigação realizada pelos especialistas da área.

Programa e mais informações em: https://www.lab2pt.net/site/?module=publicInformations&target=details&id=93
​​​​​​​​   Programa
marginais
cartaz_marginais