Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Manuela Martins na Academia Portuguesa de História Voltar

quarta-feira, 20/04/2022    Lisboa
Foto: José António Silva
Manuela Martins, professora catedrática do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, entrou para a Academia Portuguesa da História (APH), como académica de mérito, em reconhecimento do seu trabalho sobre o património de Braga.
O momento decorreu na cerimónia de receção aos novos académicos da APH, realizada a 20 de abril no Palácio dos Lilases, em Lisboa. A nomeação reconhece o percurso ímpar da historiadora na UMinho no estudo arqueológico da cidade romana de Bracara Augusta e na valorização do património histórico e cultural de Braga.

A APH teve as suas origens em 1720 por D. João V, é presidida pela historiadora Manuela Mendonça e tem perto de 500 académicos, incluindo também da UMinho os professores José Viriato Capela (académico de número), Marta Lobo (académica correspondente) e Franquelim Neiva Soares (académico aposentado).

Nota biográfica

Maria Manuela dos Reis Martins nasceu em Silves, distrito de Faro. Licenciou-se em História pela Universidade de Lisboa e doutorou-se em Pré-História e História Antiga pela UMinho. Nesta academia coordena a Unidade de Arqueologia, dirigiu quatro centros de investigação (CCHS, NARQ, CITCEM, Lab2PT), foi vice-reitora para a Cultura e Sociedade e foi membro do Conselho Cultural.

Lecionou em universidades europeias e brasileiras, recebeu várias bolsas e integrou júris de projetos, cursos e prémios da Fundação para a Ciência e Tecnologia, do Conselho de Reitores, da Fundação Gulbenkian, da Direção-Geral do Património Cultural e da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. Prestou serviços no âmbito do estudo, valorização e comunicação do património e foi diretora científica para o Salvamento de Bracara Augusta, liderando uma centena de intervenções arqueológicas. O seu currículo inclui cerca de 200 publicações científicas e de 100 conferências proferidas, a organização de 40 eventos internacionais e a coordenação de 15 projetos cofinanciados, 10 deles de âmbito internacional.

+Info: www.ics.uminho.pt, www.historia.uminho.pt, www.lab2pt.net
academiaportuguesadahistoria.gov.pt/wp/noticias/cerimonia-de-recepcao-aos-novos-academicos-da-aph-e-imposicao-do-colar-de-honra-ao-presidente-da-comissao-executiva-dos-ctt
Foto: José António Silva
Foto: José António Silva
Foto: José António Silva
Foto: José António Silva
Foto: José António Silva
Foto: José António Silva
Foto: José António Silva
Foto: José António Silva
Foto: José António Silva
Foto: José António Silva