Skip Ribbon Commands
Skip to main content
EN PT

Voltar Sociologia (Programa Doutoral) 2021/2022


Geral


Grau Académico:
  • Doutor
ECTS:
180
Duração:
6 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:

Contactos


    Instituto de Ciências Sociais
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: +351 253604216 / 253604280 Fax: +351 253604697
    E-Mail: pedagogico@ics.uminho.pt; sec@ics.uminho.pt
    URL: http://www.ics.uminho.pt

Descrição


O 3º Ciclo de Estudos em Sociologia fornece uma formação avançada vocacionado para o desenvolvimento de conhecimentos e competências de investigação científica e qualificações profissionais elevadas. Enquadra-se num projeto educativo e científico suportado pela atividade de investigação e de cooperação com a comunidade que vem sendo desenvolvida pela equipa de docentes e de investigadores que assumem responsabilidades letivas e supervisão científica.
O Ciclo de Estudos conducente ao grau de doutor em Sociologia contempla atualmente dois percursos ou Planos (designados por A e B), com a duração de 6 semestres.
O Plano B (Curso Doutoral) compreende, no 1º ano, uma parte letiva ao longo de dois semestres, formada por unidades curriculares respeitantes a teorias sociológicas e metodologias de investigação. Inclui, ainda, a unidade curricular de seminário temático organizada em conferências com investigadores sociais convidados, visando a diversidade de temáticas a aprofundar e de competências de investigação. A UC seminário de projeto, em regime tutorial, permite que o doutorando seja treinado para conceber e projetar diversos tipos de investigação académicos e/ou de estudos aplicados, através de uma proposta de pré-projeto a ser apresentado em prova pública.
O 2º e 3º anos são dedicados à realização da Tese de Doutoramento, sendo esta acompanhada da realização de dois seminários de orientação, o Seminário de Orientação I (no 1º e 2º semestres do 2º ano) e o Seminário de Orientação II (no 1º e 2º semestres do 3º ano).
As metodologias de aprendizagem e de avaliação dos doutorandos diferem consoante as unidades curriculares, sendo privilegiada, sempre que possível, uma diversificação de elementos assentes na autonomia e trabalho independente do doutorando, designadamente, através de relatórios de atividade, recensões críticas/ensaios, conceção de projetos, apresentação de comunicações, dinamização de seminários, entre outros. Os doutorandos usufruem de espaços logísticos, equipamentos informáticos e recursos bibliográficos disponíveis nos respetivos centros de investigação do ICS e da Universidade do Minho.

Resultados de aprendizagem


1. Possuir conhecimentos sólidos e atualizados sobre as problemáticas e os debates sociológicos fundamentais das sociedades contemporâneas.
2. Potenciar a articulação da formação avançada e aprofundada na área da Sociologia com as outras ciências sociais, contribuindo para a prática da interdisciplinaridade.
3. Desenvolver qualificações e competências profissionais adequadas à interpretação, ao diagnóstico crítico e à intervenção sobre o mundo social.
4. Conceber e projetar diversos tipos de investigação académicos e/ou de estudos aplicados.
5. Desenvolver planos de trabalho a partir do acionamento de métodos e técnicas de investigação científica.
6. Treinar a capacidade para comunicar resultados, conhecimentos e raciocínios a eles subjacentes, através de relatórios de investigação e de intervenção, a especialistas e não especialistas, contribuindo para a transferência de conhecimento para a comunidade.
7. Desenvolver posturas reflexivas e críticas sobre as implicações e responsabilidades técnicas, éticas e sociais que resultem dos conhecimentos aplicados e das soluções propostas em contextos sociais de investigação e de intervenção.
8. Assumir um comportamento proactivo, autónomo e com capacidade de integração em equipas de trabalho, em contexto académico, organizacional e empresarial público e/ou privado, nacional e internacional.

Acesso a estudos superiores


A conclusão deste curso de doutoramento permite a realização de atividade de investigação a nível de pós-doutoramento.

Saídas profissionais


Na prática profissional dos doutorados em Sociologia destaca-se a investigação e o desenvolvimento de projetos e redes de pesquisa em contexto académico, organizacional e empresarial público e/ou privado, nacional e internacional; as práticas de intervenção e diagnóstico social e a docência no ensino superior.

Acesso


10

Vagas

5

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Doutoramentos/Paginas/default.aspx 

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Pré-requisitos formais


Podem candidatar-se:
a) Os titulares de grau de Mestre em Sociologia ou em área afim;
b) Os titulares de grau académico considerado equivalente;
c) Os licenciados detentores de currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico do Instituto de Ciências Sociais;
d) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico.

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
https://www.ics.uminho.pt/pt/Estudar/Doutoramentos/Paginas/Candidaturas.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
https://www.ics.uminho.pt/pt/Estudar/Doutoramentos/Paginas/Candidaturas.aspx

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 2 3 180
TA Tese SOC 180

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
25-09-2015
Número de Registo:
R/A-Ef 2409/2011
Data de Registo:
18-03-2011
Validade:
30-07-2020