Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
banner.png

Ao longo do mês de fevereiro de 2021, a Presidência do ICS irá organizar um ciclo de sessões online sobre como apresentar candidaturas a financiamento externo que contenham ingredientes necessários para o “sucesso”.

Como elaborar uma ideia apelativa para um painel de avaliação? Que elementos contemplar na descrição das competências da equipa? Qual é a informação imprescindível a contemplar no plano de trabalhos? Quais os erros mais frequentes e como os evitar? Que estratégias e dicas para aumentar o potencial competitivo das candidaturas sugerem investigadores experientes?


Estas são algumas das questões que irão orientar as sessões que constituem este ciclo de inscrição gratuita e que decorrerão de acordo com o seguinte calendário:

“Candidaturas com Sucesso... ”
Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual (4.ª edição) da Fundação para a Ciência e Tecnologia
“Candidaturas com Sucesso... ”
Concurso de Projetos em Todos os Domínios Científicos da Fundação para a Ciência e Tecnologia
“Candidaturas com Sucesso... ”
 Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2021 NOVA SESSÃO
“Candidaturas com Sucesso... ”
 European Research Council
2 de fevereiro, 14:30, via Zoom 9 de fevereiro, 14:30 , via Zoom 17 de fevereiro, 14:30, via Zoom
24 de fevereiro, 14:30, via Zoom
Destinatários:
Doutorados (desde investigadores com reduzida experiência pós-doutoral, a investigadores experientes com carreira consolidada), que visem prosseguir carreira de investigação. Este concurso faculta a celebração de contrato individual de trabalho por um período de 6 anos, com centros de I&D como instituição de acolhimento.
Destinatários:
Investigadores doutorados que desejem constituir equipa de investigação e obter financiamento externo para atividades de investigação.
Destinatários:

Candidatos inscritos em ciclo de estudos conducente à obtenção do grau académico de doutor, ou candidatos que satisfaçam as condições necessárias para se inscreverem, e que pretendam desenvolver atividades de investigação conducentes à obtenção desse grau em todas as áreas do conhecimento.

Destinatários:
Investigadores com ideias inovadoras e arriscadas, trajetórias de autonomia científica (starting grant), evidência de excelência (consolidator grant) e de liderança (advanced grant). Projetos de 5 anos, com orçamentos que variam entre 1 milhão€ a 2,5 milhões€. As grants do ERC são consideradas um dos financiamentos mais prestigiados do mundo.
Oradora:
Rafaela Granja. Doutorada em Sociologia (2015) e Investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Beneficiária de programa de Emprego Científico Individual da FCT.






Apresentação usada na sessão disponível AQUI

Oradora:
Cláudia de Freitas. Investigadora  Associada do Instituto de Saúde Pública e Professora Auxiliar convidada na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Doutorada em Ciências Sociais pela Universidade de Utrecht, coordena o projeto "DATAGov - Participação dos cidadãos na governação de dados de saúde", financiado pela FCT. 
Oradora:
Gisela Gonçalves. Docente da Universidade da Beira Interior na área da Comunicação Estratégica, faz parte da direção da SOCPOM e tem sido membro do painel de avaliação de bolsas de doutoramento na área de Ciências da Comunicação e Informação.




Apresentação usada na sessão disponível AQUI

Oradoras:
Helena Machado. Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Beneficiária de uma Consolidator Grant do ERC, na área dos Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia.

Catarina Fróis. CRIA-IUL. Especialista em antropologia da segurança  e estudos prisionais, coordenando e participando em projetos e redes de investigação financiados por fundos nacionais e Europeus.

Moderador:
João Sarmento
Moderador:
João Sarmento
Moderador:
João Sarmento
Moderador:
João Sarmento


As sessões terão uma intervenção inicial breve das oradoras, seguida de um momento de pergunta-resposta, fomentando a interação com os participantes.