Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Universidade do Minho presente na Braga Romana Voltar

25/05/2022 - 29/05/2022    Até 29 de maio | Braga
Mesa redonda
A organização da XVIII Braga Romana - Reviver Bracara Augusta e a Unidade de Arqueologia da UMinho (UAUM) organizaram a 27 de maio, às 17h00, na Casa do Conhecimento - Largo do Paço, no centro de Braga, a mesa redonda “Património: Olhares Transdisciplinares”.
A sessão podia também ser acompanhada online, mediante inscrição prévia em bit.ly/BragaRomana_RCdC. O evento teve a colaboração da Rede Casas do Conhecimento, da Câmara Municipal de Braga (CMB) e da rede Iter Romanum. O encontro visou entender e aprofundar a compreensão da investigação e do debate epistemológico em torno do Património Cultural, contribuindo para promover a reflexão e a divulgação da investigação nestas áreas.

Oradores
- Química: António Candeias, Universidade de Évora e IN2PAST - Laboratório associado para a investigação e inovação em património, artes, sustentabilidade e território
- História: Alexandra Esteves (LAB2PT/UMinho)
- Ciências da Comunicação: Manuel Gama (coordenador do Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura/CECS)
- Arqueologia: Rebeca Blanco-Rotea (Lab2PT/UMinho)
- Cidadania: Ricardo Rio (presidente do Município de Braga)
- Moderação/dinamização: Manuela Martins (LAB2PT-UMinho) e José Gabriel Andrade (Casa do Conhecimento/CECS-UMinho)

DOCUMENTÁRIO E VISITA GUIADA

A UMinho está ligada a outras atividades da Braga Romana 2022. De 25 a 29 de maio, às 11h00 e 15h30, a Fonte do Ídolo, no centro da cidade, é palco da exibição do documentário "Bracara Augusta". Faz-se uma viagem no tempo com base em filmagens recolhidas do património arqueológico pré-romano e romano existente em Braga, em maquetas, em recriações em 3D e em entrevistas a responsáveis e especialistas, para assim compreender como se estruturava a urbe bracarense. Do passado para o futuro, vê-se também como se concretizará a musealização do Complexo das Carvalheiras. A atividade tem a colaboração da UAUM, CMB, Fundação Bracara Augusta, Universidade Católica de Braga e Museu D. Diogo de Sousa. O documentário de 45 minutos é realizado por Martin Dale, professor do Instituto de Ciências Sociais da UMinho, e pode também ser visto em fb.watch/dedd7ox4W2.

Entretanto, também de 25 a 29 de maio, às 10h00 e 14h30, tendo como local de encontro a Fonte do Ídolo, realiza-se o percurso com visita encenada "Fabellae Bracarae Augustae". Octávia Camulus encaminha os visitantes por uma dramatização de duas horas pela Fonte do Ídolo, pela Domus e pelas Termas, contando estórias de uma família romana. A entrada é livre, mediante inscrição em gab.arqueologia@cm-braga.pt. O evento tem o apoio do Núcleo de Alunos de Arqueologia, História e Património da UMinho.

DEBATE, TORNEIO, EXPOSIÇÃO E OFICINAS

Já a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS), unidade diferenciada da UMinho, promove a 26 de maio, às 18h00, o debate "O Status Quo do Latim", com Ana Lúcia Curado (Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da UMinho), Leonardo Rosa Ramos (Universidade Pontifícia Salesiana) e Luciana Braga (Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos). A sessão pode ser acompanhada em us06web.zoom.us/j/86209619476. O objetivo é analisar o estado do ensino e aprendizagem do Latim a nível universitário e extra-escolar, perscrutando as razões porque continua a ser necessária, interessante e útil uma cultura clássica e apresentando reflexões e convicções sobre a longevidade, quotidianidade e imortalidade do Latim.

A BLCS é também palco do
torneio municipal Centurium MMXXII Incluir+, com jogos romanos de tabuleiro disputados por pessoas cegas, de baixa visão ou com paralisia cerebral, acolhendo ainda uma exposição com materiais criados pelas instituições que integram o projeto, como elementos do centurião e coroas de louros. Nos seus espaços é igualmente recriada diariamente uma Schola para as crianças aprenderem filosofia, conhecerem deuses romanos em histórias e jogos e ainda construírem um amuleto romano, numa oficina de Bulas.

+Info: facebook.com/events/956653538317573, bragaromana.cm-braga.pt, www.blcs.pt/portal/evento.aspx?eid=5770, www.blcs.pt/portal/evento.aspx?eid=5741, www.blcs.pt/portal/evento.aspx?eid=5769
​​​​​​​​   Braga Romana 2022 - programa.pdf
Mesa redonda
Visita encenada
Braga Romana 2022
Debate
Exposição