Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Voltar Sociologia (Mestrado) 2020/2021


Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Pós-laboral
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Sociologia

Contactos


    Instituto de Ciências Sociais
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: +351 253604216 / 253604280 Fax: +351 253604697
    E-Mail: pedagogico@ics.uminho.pt; sec@ics.uminho.pt
    URL: http://www.ics.uminho.pt

Descrição


O 2º Ciclo de Estudos em Sociologia fornece uma formação sólida e atualizada, em fundamentos teóricos da sociologia e em práticas de investigação sociológica. Garante a aquisição de competências de reflexão crítica, metodológicas, técnicas e de intervenção, no contexto das sociedades contemporâneas, às escalas global e locais. Assegura o desenvolvimento destas competências em três áreas de especialização: Cultura, Lazer e Turismo, Políticas Sociais, e Organizações e Trabalho.
No 1º semestre, o Curso proporciona ao estudante uma formação abrangente, em Temas de Sociologia Contemporânea e em Práticas de Investigação Social, ao mesmo tempo que procura dotá-lo de uma formação transversal, focada nos processos e nas mudanças, na Cultura e Património, no Desenvolvimento e Políticas Sociais, e nas Organizações e Trabalho. A partir do 2º semestre, o currículo oferece um percurso de formação diferenciado, numa das três áreas de especialização. Consoante a área escolhida, fornece conhecimentos específicos em Lazer e Turismo, em População e Sociedade, ou, ainda, em Desenvolvimento e Formação de Recursos Humanos. O Seminário de Investigação e Intervenção e o Seminário de Projeto assumem uma lógica profissionalizante, visando proporcionar ao estudante diversidade de competências, de investigação, participação, e intervenção, reforçadas, em aulas abertas e conferências, com investigadores sociais convidados.
No 3º e 4º semestres, em Seminário de Acompanhamento, com a orientação de um docente/tutor, o estudante, em alternativa à Dissertação de Mestrado, pode optar por realizar um Trabalho de Projeto ou um Relatório de Estágio. Cada modalidade corresponde a um perfil diferenciado: a “dissertação” compreende o modelo normal adotado nos trabalhos de investigação científica em sociologia; o “estágio” e o “trabalho de projeto” implicam um compromisso do estudante com a identificação e diagnóstico de um problema concreto, a que se associa a execução de um projeto de intervenção num contexto organizacional concreto.
São utilizadas, nas aulas, metodologias de ensino-aprendizagem que articulam sessões teóricas- expositivas e sessões práticas de apresentação e discussão participada dos estudantes, individualmente e em grupo. Para além das aulas presenciais, os estudantes são acompanhados, em regime de tutoria, no seu trabalho de investigação/estágio/trabalho de projeto, em articulação com as áreas de investigação desenvolvidas pelos docentes do Departamento de Sociologia. Os estudantes usufruem dos equipamentos informáticos afetos ao Departamento de Sociologia e de recursos bibliográficos, em regime de consulta e de empréstimo nas Bibliotecas da Universidade do Minho. O 2º Ciclo de Estudos em Sociologia, em colaboração com os Serviços de Documentação da Universidade do Minho, faculta gratuitamente ações de formação em fontes e pesquisa de informação online, para o desenvolvimento da autoaprendizagem dos alunos.

Resultados de aprendizagem


1. Adquirir conhecimentos atualizados sobre as problemáticas e os debates sociológicos fundamentais sobre as sociedades contemporâneas.
2. Saber aplicar a competência de compreensão sociológica em situações e contextos relacionados com áreas especializadas de estudo.
3. Projetar uma investigação em ciências sociais.
4. Aplicar os conhecimentos teóricos, metodológicos e técnicos obtidos, em contexto de investigação e de intervenção.
5. Desenvolver a capacidade para comunicar os resultados, os conhecimentos e os raciocínios a eles subjacentes, através de relatórios de investigação e de intervenção, a especialistas e não especialistas.
6. Desenvolver a capacidade para integrar de modo reflexivo e crítico as implicações e responsabilidades técnicas, éticas e sociais que resultem dos conhecimentos aplicados e das soluções propostas em contextos sociais de investigação e de intervenção.
7. Desenvolver a capacidade de autoaprendizagem sociológica de um modo autónomo.
8. Desenvolver a capacidade para lidar com questões sociais complexas e desenvolver a tomada de decisões.

Acesso a estudos superiores


Este Curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do terceiro ciclo (Doutoramento).

Saídas profissionais


O perfil do curso potencia empregabilidade nos sectores seguintes: administração pública, empresas e organizações, autarquias, equipamentos culturais, e terceiro sector (associações, cooperativas, Instituições Privadas de Solidariedade Social - IPSS, Organizações não governamentais - ONGs). Os principais campos de atividade, profissional são: a investigação científica, em centros de investigação e gabinetes de estudos e projetos; o ensino e a formação profissional; as políticas sociais, a intervenção social e as práticas de inclusão; a intervenção cultural e os projetos para a cultura, o património e o turismo; os recursos humanos, a responsabilidade social e a mudança organizacional; o desenvolvimento e as políticas de justiça e solidariedade sociais.

Acesso


35

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em: 
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Pré-requisitos formais


a) Titular do grau de licenciatura em Sociologia ou em áreas afins;
b) Titular de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência do 1º ciclo de estudos em Sociologia ou em áreas afins, organizado de acordo com os princípios de Bolonha por um Estado aderente;
c) Titular de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado em Sociologia ou em áreas afins pelo Conselho Científico do Instituto de Ciências Sociais;
d) Os candidatos que, não sendo licenciados, apresentem um curriculum escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando a capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico do Instituto de Ciências Sociais.
Ingresso = habilitações académicas 60% + Curriculum académico e científico 20%+ Experiência profissional 20%.

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
https://www.ics.uminho.pt/pt/Estudar/Mestrados/Paginas/Candidaturas.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
https://www.ics.uminho.pt/pt/Estudar/Mestrados/Paginas/Candidaturas.aspx

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
16-06-2015
Número de Registo:
R/A-Ef 2551/2011/AL01
Data de Registo:
02-09-2015
Validade:
15-06-2021