Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
Acesso ao edifício e ocupação dos espaços


1:: Quem pode aceder ao edifício do ICS?
Podem aceder às instalações do ICS todos os trabalhadores (funcionários dos serviços técnicos e administrativos, docentes e investigadores), desde que seja respeitada a limitação de cada espaço do ICS.


2:: Os estudantes (de licenciatura, mestrado e doutoramento) podem aceder às instalações do ICS?

Sim, sob marcação prévia de atendimento pelos serviços ou por reserva de ocupação de sala de uso comum. A marcação de atendimento é feita através de formulário disponível no site do ICS . A reserva das salas de uso comum é feita através de pedido para o email sec@ics.uminho.pt, em Gualtar e sec@geografia.uminho.pt, em Azurém.


3:: Há limites de tempo de permanência nas instalações do ICS?
Sim. Os utentes que solicitarem atendimento presencial não devem permanecer nas instalações do ICS para além do tempo estritamente necessário para a interação com os serviços e sempre no respeito integral pelas regras de segurança e higiene.


4:: A higienização do ICS vai ser reforçada?
Sim, a Administração da Universidade diligencia o reforço das medidas de limpeza e desinfeção dos edifícios do ICS, especialmente, mesas de trabalho, maçanetas de portas, bancadas e laboratórios, equipamentos multifunções de uso comum, ferramentas, e outras superfícies em que as pessoas tocam frequentemente, casas de banho e elevadores.


5:: Deve promover-se o arejamento dos espaços?
Sim. Durante o tempo em que permanecem nos espaços de exercício das suas funções, os trabalhadores (funcionários, docentes e investigadores) deverão promover o mais possível o arejamento dos espaços.


6:: As salas de estudantes e os espaços de associações/núcleos de estudantes do ICS em Azurém podem ser utilizados?
As salas de estudantes e espaços de associações/núcleos de estudantes podem ser utilizados, seguindo as mesmas normas de segurança dos restantes espaços e na condição de respeito pela lotação máxima. A utilização destes espaços carece de agendamento prévio, feito através de pedido para o email sec@ics.uminho.pt, em Gualtar e sec@geografia.uminho.pt, em Azurém.


7:: Os laboratórios pedagógicos podem ser utilizados por docentes e estudantes?
Sim, os laboratórios pedagógicos poderão ser utilizados por docentes e estudantes que necessitem de realizar atividades trabalho autónomo, seguindo as normas de segurança dos restantes espaços e na condição de respeito pela lotação máxima.


8:: Como proceder para utilizar os laboratórios pedagógicos?
A utilização dos laboratórios pedagógicos carece de agendamento prévio, de forma a assegurar o respeito pela lotação máxima e a promover-se o arejamento do espaço e/ou higienização dos equipamentos entre cada ocupação. 


9:: Os gabinetes dos docentes e investigadores têm restrições de ocupação?
Na ocupação de gabinetes de docentes/investigadores também deve ser respeitada a regra da obrigatoriedade de distanciamento social e de lotação máxima por espaço fechado. Nos gabinetes afetos a duas ou três pessoas, por regra apenas pode permanecer uma pessoa, devendo os próprios organizar-se para tal em cada gabinete.


10:: Qual é o limite de ocupação das salas de uso comum do ICS?
As salas de uso comum do ICS estão restringidas à seguinte lotação:

   - Sala de Atos - Gualtar (0.01 e 0.02): máximo 27 pessoas

   - Sala de Reuniões - Gualtar (2.28): máximo de 8 pessoas

   - Sala de Videoconferência - Gualtar (1.01): Máximo 4 pessoas

   - Sala Multiusos DCC - Gualtar (2.16): Máximo 6 pessoas

   - Sala de Convívio – Gualtar (1.03): Máximo 2 pessoa

   - Sala de Reuniões Geografia - Azurém (1.11.1): máximo de 5 pessoas


11:: É obrigatório o uso de máscara nos corredores?
Sim, nos corredores e outros espaços comuns, assim como em salas de uso coletivo, é obrigatório manter-se a distância de segurança mínima de dois metros e o uso de máscara.


12:: Onde se pode depositar máscaras utilizadas?
No interior das instalações do ICS, não será permitido o abandono ou depósito de máscaras ou outro equipamento de proteção utilizado. Esses materiais devem ser depositados nos espaços próprios que estarão devidamente identificados à saída do edifício.


13:: É permitido o uso das instalações sanitárias?
Sim, podendo permanecer no seu interior apenas uma pessoa de cada vez.


14:: É permitido o uso do elevador nas instalações do ICS em Gualtar?
A utilização do elevador deve ser reservada para situações de comprovada necessidade (situações de mobilidade reduzida ou transporte de mercadorias de grande porte). O elevador não deve ser utilizado por mais do que uma pessoa em simultâneo.


15:: É possível utilizar os equipamentos de cópia e impressão de uso coletivo?

Sim, embora o uso dos equipamentos de cópia e impressão partilhados deva ser precedido da desinfeção das mãos com solução antissética de base alcoólica.


16:: Pode-se ligar o ar condicionado dos gabinetes?

O ar condicionado (comandos locais nos espaços do ICS em Gualtar e  Azurém)  deve manter-se desligado (na posição off), de acordo com as indicações da  Circular RT-01/2020No edifício 15,  em Gualtar, o sistema central de extração/insuflação continuará a funcionar normalmente, de acordo com as recomendações da DGS. Em Azurém, não existe sistema mecânico de extração/insuflação. Em ambos os edifícios deve promover-se o maior arejamento possível dos espaços, com ventilação de ar novo, através da abertura das janelas.