banner pagina.png

O ExpressICS, Concurso de Expressão Artística e Cultural do Instituto de Ciências Sociais, decorre de 8 de novembro de 2023 a 8 de maio de 2024, estando aberto à participação de docentes, investigadores, funcionários e estudantes do ICS e da Universidade do Minho.

Regulamento do Concurso disponível para consulta aqui.

‭(Oculto)‬ Concurso de Fotografia

Representações da Mudança

Cartaz-ConcursoFotografia-2021_vf.png

A experiência da crise pandémica que se iniciou em 2020 introduziu mudanças em muitos planos da vida social. No ensino, no trabalho, na economia, nos comportamentos e nas próprias relações interpessoais. Transitórias ou definitivas, as transformações deste período criaram novos contextos e novas oportunidades, mas também novas interrogações. O mundo está diferente.

Como vemos a mudança? A terceira edição do Concurso de Fotografia do ICS propõe fixar as câmaras nos movimentos que contam a dinâmica dos novos tempos. Aberto à participação de docentes, funcionários, investigadores e estudantes do Instituto, este concurso distinguirá a melhor fotografia do ponto de vista temático e técnico. À semelhança dos anos anteriores, a seleção dos trabalhos submetidos a concurso vai ser assegurada por um júri de quatro elementos, um de cada departamento do ICS.

Com o objetivo de estimular a criatividade e o espírito artístico, esta iniciativa inscreve-se também no plano de comemorações do Dia do ICS, que se assinala a 8 de novembro.

Na edição deste ano, o Instituto volta a organizar uma exposição de fotografias concorrentes, que estará patente no átrio do edifício 15 do campus de Gualtar.

O Concurso de Fotografia "Representações da Mudança" decorre até 25 de outubro, estando aberto à participação de docentes, investigadores, funcionários e estudantes do Instituto de Ciências Sociais.

As fotografias submetidas a concurso poderão ter uma natureza mais figurativa ou mais abstrata, devendo, no entanto, estar relacionadas com o conceito de mudança na perspetiva de uma das áreas de conhecimento do Instituto de Ciências Sociais (Antropologia, Arqueologia, Comunicação, Geografia, História ou Sociologia).​

Regulamento do Concurso disponível para consulta AQUI

Eventuais esclarecimentos devem ser solicitados à Presidência do Instituto de Ciências Sociais, através do endereço presidencia@ics.uminho.pt

‭(Oculto)‬ Concurso de Fotografia | Dia do ICS

Fotografia Vencedora - 3ª edição - Representações da Mudança

Em 2021, a partir do desafio de ilustrar como vemos a mudança à luz das Ciências Sociais, o trabalho vencedor foi a fotografia Geração, de Joana Pinto, estudante da Licenciatura em Ciências da Comunicação.

Foto-08.jpg

Fotografias Vencedoras - 2ª edição - Representações da Crise

Em 2020, desafiando a Crise, os trabalhos vencedores em ex aequo foram:

Foto-27.jpg Foto-12_1.jpg
​Sara Balonas
Docente do Departamento de Ciências da Comunicação
​Joana Pinto
Estudante da Licenciatura em Ciências da Comunicação

Fotografia Vencedora - 1ª edição - Representações da Memória

Em 2019, sob o signo da Memória, o trabalho vencedor foi a fotografia Toque, de Joana Mafalda Gomes, estudante da Licenciatura em Ciências da Comunicação.

Foto-18.jpg

Conheça os trabalhos das edições anteriores AQUI

Concurso.png

O ExpressICS, Concurso de Expressão Artística e Cultural do Instituto de Ciências Sociais, decorre de 8 de novembro de 2022 a 8 de maio de 2023, estando aberto à participação de docentes, investigadores, funcionários e estudantes do ICS e da Universidade do Minho.

Regulamento do Concurso disponível para consulta aqui.