​​Dia d​​o ICS​

​​O Dia do Institut​o de Ciências Sociais celebra o Aniversário do ICS, instituído a 8 de novembro de 197​6. ​O dia é de festa, balanço e reflexão, trazendo à cerimónia nomes de relevo da área das Ciênc​​ias Sociais, homenageando os Alunos graduados e de mérito e recebendo entidades da Academia e da​ Região.​

47º Aniversário, 2023

O Instituto de Ciências Sociais festejou o seu 47º Aniversário no dia 8 de novembro, com um evento solene, com o tema "Qual é a tua Revolução?", que deverá inspirar as iniciativas do ICS ao longo do ano letivo.

A Presidente do ICS, Paula Remoaldo, abriu a cerimónia, seguindo-se o discurso da Vice-Reitora para a Cultura e Território, Joana Aguiar e Silva, em representação da Reitoria.

"Qual é a tua Revolução?" foi a pergunta instigadora da Roda de Conversa protagonizada pelos estudantes: Margarida Isaías, Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, bem como diversos alunos do ICS,  Rita Dantas, Presidente da GeoPlanUM (Núcleo de Estudantes das Licenciaturas em Geografia e Planeamento e Proteção Civil e Gestão do Território), Ana Beatriz Pinto, do 3º ano da Licenciatura em Ciências da Comunicação, Laura Carvalho, do 1º ano do Mestrado em Sociologia, Tiago Gonçalves, do 3º ano da Licenciatura em História. A moderação ficou a cargo de Luís Miguel Loureiro, docente do Departamento de Ciências da Comunicação.

Seguiu-se um tributo aos elementos do ICS que se aposentaram, por parte dos seus colegas e da comunidade ICS: Manuela Martins foi homenageada por Fernanda Magalhães, Moisés Lemos Martins foi lembrado por Helena Pires e o percurso de Fernando Antunes foi elogiado por Lúcia Azevedo.
Para homenagear os elementos do ICS aposentados durante o mandato da atual Presidência do ICS, foram plantadas neste dia quatro Bétulas Celtibéricas, dando início a um pequeno bosque no espaço verde junto ao Edifício do ICS.

Ocorreu ainda uma entrega de prémios: Prémio Almedina entregue a Luís Gonçalves e Prémio 'Voluntário do Ano' conquistado por Pedro Silva. A cerimónia terminou com o tradicional corte do bolo de aniversário e um Porto de Honra.

Outro Dia do ICS, 2023

O Outro Dia do ICS constitui um balanço das iniciativas levadas a cabo no âmbito do tema das comemorações do 46º aniversário do ICS, “As Alterações Climáticas”, que inspiraram a investigação e diversas atividades pedagógicas ao longo do ano letivo, presentes na mostra organizada a 7 de junho. Paralelamente decorreu a extensão oficial do CineEco e foi lançado o Concurso ExpressICS.

46º Aniversário, 2022

Imagem.png

0J9A0545.jpg

0J9A0607.jpg

0J9A0650.jpg

0J9A0692.jpg

O Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho assinalou o seu 46º aniversário, dia 8 de novembro, com uma sessão solene, na Sala de Atos do seu edifício, no campus de Gualtar, em Braga.

Seguiu-se uma roda de conversa sobre “As alterações climáticas na perspetiva das Ciências Sociais”, com os professores Viriato Soromenho Marques (CF/UL), Carla Gomes (ICS/UL), Susana Batel (ISCTE) e Anabela Carvalho (ICS-UMinho). A moderação coube a Ana Duarte Melo, também do ICS-UMinho.

Ocorreu ainda a entrega de prémios (Prémio Almedina e Voluntário do Ano), um momento musical por alunos do Departamento de Música e, no final, o corte do bolo de aniversário e um Porto de Honra.

45º Aniversário, 2021

​​2018_1.jpg 2018_2.jpg 2018_3.jpg 2018_4.jpg

​Mais fotografias aqui >>>​>

O Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho assinala o seu 45º aniversário esta segunda-feira, dia 8, com uma sessão solene a partir das 14h30, no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga.
O programa conta com intervenções do Reitor da UMinho,Rui Vieira de Castro, da Presidente do ICS, Helena Machado, e a conferência “Mudar para que tudo permaneça igual? Um olhar sociológico sobre a mudança”, pelo presidente da Associação Portuguesa de Sociologia, Paulo Peixoto. Este orador é também coordenador do Observatório das Políticas de Educação e Formação e Provedor do Estudante da Universidade de Coimbra.

A cerimónia inclui a homenagem a seis docentes do ICS recentemente aposentados – Joaquim Fidalgo e Manuel Pinto, do Departamento de Ciências da Comunicação, a par de Carlota Santos, José Lopes Cordeiro, José Meireles e Viriato Capela, do Departamento de História.
O programa prevê ainda a entrega do prémio de mérito escolar Almedina e do prémio do concurso de fotografia “Representações da Mudança”, bem como momentos musicais a cargo do Quinteto de Saxofones da UMinho.

programaDiaICS_21_V2.jpg

A Mudança na perspetiva das Ciências Sociais

Depoimentos da comunidade ICS a propósito de como as Ciências Sociais refletem sobre os processos de mudança, no âmbito das celebrações do 45º aniversário do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.

44º Aniversário, 2020
dia9.png​ ​​ ​ ​

Por razões de segurança sanitária, em 2020 celebramos o Dia do ICS num formato inédito, ajustado às excecionais circunstâncias que vivemos. O programa foi adaptado e transformado num conjunto de ações simbólicas que foram reveladas ao longo da manhã de dia 9 de novembro.

Todas as ações podem ser (re)visitadas AQUI.

​43º Aniversário, 2019

​​2018_1.jpg 2018_2.jpg 2018_3.jpg 2018_4.jpg