Descrição
O curso de Mestrado em Comunicação, Arte e Cultura faculta uma formação multidisciplinar, que integra as abordagens teórico-metodológicas da arte, da comunicação e da cultura. Estas áreas, estreitamente interligadas, não só convocam especialidades técnicas e científicas consolidadas como envolvem atividades económicas e sociais em franca expansão.
O Mestrado apresenta um programa consistente nas áreas da cultura, dos media e da sociedade, com ênfase para a relação entre os meios de comunicação, a política e a sociedade, os usos e as potencialidades de natureza económica, a produção imagética e artística, a conceptualização da arte digital, a relação entre a internet, a arte e a cultura, a formação de identidades individuais e sociais e o relacionamento intercultural.
Resultados de aprendizagem
São objetivos deste curso:
1. Evidenciar as vantagens em articular as áreas científicas e os instrumentos metodológicos da Sociologia, dos Sistemas de Informação e da Comunicação na investigação e na intervenção nas áreas dos media, comunicação, cultura e arte;
2. Promover a formação sobre as modalidades, funcionalidades e complementaridades entre a Arte, a Comunicação e a Cultura, como sistemas basilares das sociedades contemporâneas e suas fontes de sustentação real e imaginada;
3. Propiciar a aprendizagem sobre formas inovadoras de articulação de novas tecnologias de informação e comunicação na criação artística;
4. Estimular o espírito de inovação nos estudantes, no sentido da utilização das técnicas/metodologias em contextos profissionais e/ou de investigação em que a arte, a cultura e a comunicação ocupam lugar central.
Acesso a estudos superiores
Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte (Doutoramento).
Saídas profissionais
Este curso visa promover, junto dos estudantes, a aquisição de conhecimentos e de competências multidisciplinares, na interseção entre a comunicação, a arte e a cultura, fundamentais ao exercício de diversas atividades profissionais, no contexto das instituições e organizações artístico-culturais, em domínios tais como:
- Produção;
- Curadoria;
- Gestão cultural e artística;
- Comunicação da Cultura e das Artes;
- Organização de eventos;
- Criação e produção de conteúdos;
- Assessoria;
- Marketing cultural;
- Mecenato, Patrocínio e Crowdfunding;
- Mediação cultural;
- Animação Cultural, etc.