Ideário para o triénio 2025-2028
As Ciências Sociais assumem um papel cada vez mais relevante face aos desafios globais e locais, de diagnóstico e prospetiva, de produção de conhecimento e intervenção, de decisão e influência em políticas públicas.
Área fundamental para a compreensão do mundo, sobretudo tendo em consideração as dinâmicas e vulnerabilidades das sociedades contemporâneas, as Ciências Sociais são frequentemente convocadas para refletirem sobre questões prementes da atualidade, bem como desempenharem um papel ativo como coprotagonistas de mudanças e trajetórias que promovam futuros mais sustentáveis, solidários e justos. Este esforço requer uma abordagem colaborativa, envolvendo não só os responsáveis pelas políticas públicas, mas também toda a comunidade académica e científica.
Consolidar a relevância das Ciências Sociais é um desígnio cujo tempo chegou! Urge fomentar o pensamento crítico e a criatividade, alicerçados nos saberes disciplinares que se cruzam, dando origem a novas soluções.
Defendemos um ICS como locus privilegiado para projetos de ensino e investigação de qualidade e diferenciadores, combinado com abordagens pedagógicas criativas e inovadoras. Defendemos também a construção do conhecimento científico na base de uma cultura de exigência e cada vez mais internacionalizada.
Convidamos todos e todas - docentes, investigadores, técnicos administrativos e de gestão e estudantes - a fazer parte desta missão, trabalhando lado a lado na construção de um ICS onde as Ciências Sociais continuem a desempenhar um papel transformador para um futuro mais justo e promissor!