etica_site.png
Ética para a Investigação nas Ciências Sociais

A Universidade do Minho integra órgãos específicos para a regulação e a aprovação ética de projetos de investigação e dispõe de um conjunto de normativos que esclarecem sobre condições e questões gerais relativas à ética e deontologia na investigação científica, designadamente no âmbito de projetos de investigação no âmbito de cursos conferentes e não conferentes de grau.

Neste quadro, o Despacho VRT-LL-07/2020 estabelece um conjunto de indicações relativas à conformidade de trabalhos de investigação no âmbito de cursos conferentes e não conferentes de grau quanto aos Direitos de Propriedade Intelectual e Proteção de Dados Pessoais. De assinalar ainda o Código de Conduta Ética da Universidade do Minho,  da responsabilidade do Conselho de Ética da Universidade do Minho, bem como os procedimentos adequados à obtenção de pareceres éticos por parte da Comissão de Ética para a Investigação em Ciências Sociais e Humanas (CEICSH).

O Conselho Científico do ICS aprovou um conjunto de normas internas que esclarecem sobre a necessidade de acautelar as questões éticas e deontológicas na submissão e na condução dos projetos de investigação, em especial, dos que conduzem à obtenção de grau (Licenciatura, Mestrado e Doutoramento).

Apresentação de Projetos de Admissão à Preparação das Teses Doutorais ou Dissertações

DOCUMENTO GERAL ORIENTADOR (recomenda-se vivamente a leitura integral deste documento) >>> DISPONÍVEL AQUI

MODELO GENÉRICO DE PROJETOMODELO DE PROTOCOLO DE ÉTICAMODELO DE FOLHETO INFORMATIVOMODELO DE TERMO DE CONSENTIMENTO
PDF & WordPDF & WordPDF & WordPDF Word