Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Seminário "Desafios à Investigação Doutoral em Sociologia na Era da Inteligência Artificial" Voltar

sexta-feira, 20/10/2023    Gualtar - Anfiteatro B2 CPII
Principal
A Sociologia destaca-se pela sua capacidade de realizar diagnósticos, produzir, analisar e tratar informação, permitindo identificar novas questões e antecipar soluções para problemas sociais emergentes.
Numa era caracterizada pela rapidez e aceleração, impulsionadas pelo crescente uso de tecnologias na pesquisa científica, torna-se essencial identificar os principais desafios que se impõem à investigação doutoral nos próximos anos, particularmente no campo da Sociologia.
No dia 20 de outubro, o Programa Doutoral em Sociologia dedica o seminário inaugural de 2023/24 a estes temas, incluindo o debate sobre as implicações da definição e abrangência da inteligência artificial, nomeadamente no que diz respeito à geração, tratamento e utilização de informação (“dados”).
O seminário será dividido em três partes. Após a abertura da sessão sobre desafios à formação doutoral, que contará com a participação de Eugénio Ferreira, Vice-Reitor para a Investigação e Inovação da Universidade do Minho, contamos com as intervenções de Helena Machado, Coordenadora do Conselho Científico de Artes, Humanidades e Ciências Sociais, e de Lígia Ferro, Presidente da ESA - Associação Europeia de Sociologia.
Pelas 15h30 decorre a intervenção de Inga Ulnicane*, reputada investigadora da Universidade de Montfort (RU), na área dos estudos de ciência, tecnologia e inovação, seguida da apresentação da rede de Investigação AIDA (Inteligência Artificial, Dados e Algoritmos).
Esta iniciativa enquadra-se no âmbito do programa Skills 4 pós-Covid – Competências para o futuro no Ensino Superior (POCH) e inclui um encontro de doutorados e ex-doutorandos em Sociologia, destinado a apresentar o programa doutoral e suas principais realizações. Será uma oportunidade para discutir temas relevantes e partilhar conhecimento essencial sobre a interseção entre a Sociologia e os avanços da inteligência artificial.

* "Inga Ulnicane possui mais de dez anos de experiência internacional e interdisciplinar no ensino e pesquisa , particularmente no campo da política e governação de ciência, tecnologia e inovação. As suas publicações científicas abordam temas como a colaboração internacional em investigação, o espaço europeu de investigação, o ensino superior e os grandes desafios sociais. Além das publicações académicas, também elaborou estudos encomendados pelo Parlamento Europeu e pela Comissão Europeia. O seu trabalho mais recente centra-se na governação de tecnologias emergentes, Inteligência Artificial e infraestruturas de investigação. Contribuiu para inúmeros projetos científicos e redes internacionais.
​​​​​​​​   Programa
Cartaz
Principal