Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
​​​ Arqueol​ogia

arqueologia.png

​​
O Doutoramento em Arqueologia é a opção mais adequada para fortalecer a prática e a investigação autónoma no campo da Arqueologia. A investigação cronológica, cultural e espacial é desenvolvida com orientação personalizada e os doutorandos têm a oportunidade de trabalhar em projetos de investigação nacionais e internacionais, dando o passo certo na consolidação do conhecimento e do futuro na Arqueologia. ​​

​​


Aos estudantes que concluam apenas o 1º Ano do programa de doutoramento será atribuído um Diploma de Estudos Avançados em Arqueologia.

2024/2025

Geral


Grau Académico:
  • Doutor
ECTS:
180
Duração:
6 semestres letivos
Regime:
Outro
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:

Contactos


    Instituto de Ciências Sociais
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: +351 253604216 / 253604280 Fax: +351 253604697
    E-Mail: pedagogico@ics.uminho.pt; sec@ics.uminho.pt
    URL: http://www.ics.uminho.pt

Descrição


O Curso de Doutoramento em Arqueologia da Universidade do Minho (UM) entrou em funcionamento no ano académico de 2010-2011, constituindo-se como o corolário da formação ministrada nos 1º e 2º ciclos de Arqueologia, aprofundando as competências necessárias para um exercício qualificado e inovador da profissão de arqueólogo e para o desenvolvimento de uma investigação de excelência.
O ciclo de estudos sustenta-se num corpo docente altamente qualificado e dinâmico, que desenvolve projetos científicos inovadores, contando igualmente com a colaboração de professores e investigadores de outros estabelecimentos do ensino superior universitário. Os alunos beneficiam também da possibilidade de se integrarem em projetos de investigação nacionais e internacionais desenvolvidos pelos docentes no âmbito da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho e do Lab2PT, financiado pela FCT.
Na sua atual configuração, o Curso de Doutoramento em Arqueologia da Universidade do Minho representa um ciclo de formação que procura abranger um conjunto de temáticas amplas e variadas, no tempo e no espaço, de modo a permitir a aquisição de novos conhecimentos e competências que permitam resolver problemas de investigação, lidar com questões complexas e emitir juízos críticos sobre matérias relacionadas com a Arqueologia nas suas diferentes especialidades.

Resultados de aprendizagem


O curso pretende atingir os seguintes objetivos gerais de aprendizagem:
1. proporcionar conhecimentos e metodologias avançados no domínio da área científica de Arqueologia e na sua relação com as áreas de interface;
2. promover novas competências para usar conhecimentos, desenvolver novos saberes e realizar trabalho autónomo de pesquisa;
3. desenvolver hábitos de comunicação científica dos dados arqueológicos, em diferentes esferas de complexidade, diferentes contextos e para diferentes públicos;
4. aprofundar competências adequadas ao exercício de excelência da atividade arqueológica, designadamente no âmbito científico, interpessoal, social e ético.

Acesso a estudos superiores


O curso de Doutoramento em Arqueologia da Universidade do Minho proporciona a formação e qualificação para acesso à investigação pós doutoral na mesma área científica, ou em áreas afins.

Saídas profissionais


Os detentores do grau de Doutor em Arqueologia pela Universidade do Minho poderão encontrar saídas profissionais:
- na carreira docente universitária, ou do ensino Técnico-Profissional e Politécnico;
- na carreira de investigador de centros de investigação, ou de outros organismos do estado;
- na carreira de técnicos superiores de organismos da administração central e regional, de museus e outras instituições públicas ou privadas de natureza cultural;
- nos quadros superiores de empresas de arqueologia, património e indústrias culturais.

Acesso


25

Vagas

0

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Doutoramentos/Paginas/default.aspx 

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Pré-requisitos formais


1. Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
2. Os titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica em Arqueologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho;
3. Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica em Arqueologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.
A admissão ao plano sem parte curricular requer a comprovação de sólida formação académica na área de Arqueologia, a elaboração de um projeto de investigação e o parecer favorável do orientador.

Pré-requisitos recomendados


Para além das condições específicas de ingresso, na seriação dos candidatos são avaliados em detalhe parâmetros do currículo científico e profissional dos candidatos. Para além da formação académica e de formações complementares, é valorizada a produção científica, refletida na publicação de livros, capítulos de livros e artigos científicos, na integração em projetos de investigação e na participação em congressos. No que diz respeito à experiência profissional, é especialmente reconhecida a trajetória profissional na área de Arqueologia. O desempenho de funções de docência em instituições de ensino superior é também particularmente relevante na pontuação dos candidatos.

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
https://www.ics.uminho.pt/pt/Estudar/Doutoramentos/Paginas/Candidaturas.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
https://www.ics.uminho.pt/pt/Estudar/Doutoramentos/Paginas/Candidaturas.aspx

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 2 3 180
TA Tese Ar 180

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
20-12-2022
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Ef 2376/2011/AL01
Data de Registo:
30-03-2023
Validade:
30-07-2025