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​​​​ ​Ciênc​ias da Comunicação

​​Escolhe entrar no fantástico mundo da Comunicação e torna-te um dos melhores!
​Com uma estrutura flexível e uma filosofia experimentalista, a licenciatura em Ciências da Comunicação permite-te conhecer 3 áreas:

- Audiovisual e Multimédia
- Jornalismo
- Publicidade e Relações Públicas

​Concluída a licenciatura terás as ferramentas necessárias para ingressar no mercado de trabalho ou para completares os teus estudos e aprofundares as tuas competências numa nova etapa!


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2025/2026

Geral


Grau Académico:
  • Licenciado (pós-Bolonha)
ECTS:
180
Duração:
6 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Ciências da Comunicação

Contactos


    Instituto de Ciências Sociais
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: +351 253604216 / 253604280 Fax: +351 253604697
    E-Mail: pedagogico@ics.uminho.pt; sec@ics.uminho.pt
    URL: http://www.ics.uminho.pt

Descrição


A Licenciatura em Ciências da Comunicação oferece uma abordagem à Comunicação no quadro mais geral das Ciências Sociais e Humanas e visa constituir-se como uma introdução aos saberes e práticas do exercício das várias profissões específicas da Comunicação. Fornece instrumentos teóricos, técnicos e metodológicos para compreender e questionar as dinâmicas sociais, económicas, políticas, profissionais, deontológicas e éticas da Comunicação atual, para uma intervenção empreendedora, eficaz e responsável nessas realidades.
Esta dupla abertura à compreensão crítica das sociedades e culturas atuais, ao papel da comunicação nestes contextos e às práticas profissionais, instaura um diálogo permanente, de relação dinâmica, entre reflexão e ação.
Assim, são fornecidas introduções aos saberes e práticas específicas em três áreas de Comunicação - Informação e Jornalismo; Publicidade e Relações Públicas; Audiovisual e Multimédia - para um percurso profissionalizante ou de investigação científica, que poderá ser complementado nos ciclos seguintes em Ciências da Comunicação.
Nos primeiros três semestres da Licenciatura, todos os estudantes têm contacto com as áreas da Comunicação disponíveis, tanto de âmbito teórico como prático, promovendo a transversalidade destes conteúdos em correspondência com a transversalidade das profissões/áreas no mercado e, assim, uma melhor preparação para o mercado de trabalho profissional. Deste modo, possibilita-se ao estudante uma primeira abordagem às três áreas da Comunicação por forma a melhor fundamentar a preferência e motivações pessoais por uma delas, numa opção a tomar no início do quarto semestre.
Escolhido um dos percursos de formação no âmbito da Comunicação, e até ao final da Licenciatura, serão lecionadas Unidades Curriculares específicas de Atelier e de Projeto, orientadas a uma lógica de especialização para maior aprofundamento da aprendizagem em áreas mais restritas, correspondendo à crescente exigência colocada pelo exercício das profissões a elas associadas.

Resultados de aprendizagem


1. Promover a compreensão crítica do posicionamento estratégico das Ciências da Comunicação, em particular, e das Ciências Sociais e Humanas, em geral, no quadro das sociedades e culturas contemporâneas;
2. Fornecer instrumentos teóricos e metodológicos para compreender e questionar as dinâmicas sociais, económicas, políticas, profissionais, deontológicas e éticas da Comunicação atual, para uma intervenção empreendedora, eficaz e responsável nessas realidades;
3. Desenvolver a capacidade de compreensão e concetualização dos saberes e práticas das várias áreas específicas da Comunicação, por forma a permitir o ulterior acesso à atividade de investigação ou de refinamento de competências profissionais;
4. Fornecer conhecimentos, aptidões e competências teórico-práticas atendendo às especificidades dos três percursos de formação no âmbito da Comunicação: Informação e Jornalismo; Publicidade e Relações Públicas; Audiovisual e Multimédia;
5. Desenvolver competências académicas que visam estimular a leitura e reflexão crítica, bem como a análise de fenómenos comunicativos;
6. Conferir acrescidas competências de cariz mais tecnológico nos diversos percursos de formação, para análise, produção e criação dos média comunicacionais, tendo por fim a recriação de situações aproximadas ao universo profissional;
7. Potencializar capacidades de decisão e de aplicação real dos conteúdos apreendidos na licenciatura em contexto de projetos socioprofissionais concretos.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos dos ciclos seguintes (Mestrado, Doutoramento).

Saídas profissionais


A estruturação em três percursos de formação no âmbito da Comunicação configura um potencial alargado de empregabilidade. Em consonância com um dos percursos escolhido, constituem áreas de abrangência profissional:
- Informação e Jornalismo: Jornalista (Imprensa, Rádio, Televisão, Online); Produtor de Conteúdos Informativos
- Publicidade: Diretor Criativo; Planificador de Meios; Contacto (Account/Gestor de Clientes); Redator
- Relações Públicas: Diretor de Comunicação; Técnico de Protocolo; Técnico de Relações Públicas; Assessor de Imprensa; Gestor de Imagem; Produtor de Eventos
- Audiovisual: Realizador; Assistente de Realização; Produtor; Guionista; Anotador; Criador de conteúdos
- Multimédia: Animador 2D/3D; Designer de Interação; Gestor de Produtos Multimédia; Guionista de Multimédia; Designer de Jogos.

Acesso


68

Vagas

0

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos pode ser efetuado através de uma das seguintes formas:
- Concurso Nacional de acesso e ingresso ao Ensino Superior Público;
- Regimes Especiais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Concursos Locais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Concursos Especiais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Regimes de Reingresso, Mudança de Curso e Transferência.

Pré-requisitos formais


Provas de ingresso

18 Português e
Uma das seguintes provas:
02 Biologia e Geologia
04 Economia
06 Filosofia
09 Geografia
11 História
17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais

Esta informação deve ser verificada em
http://www.dges.gov.pt/guias/detcursopi.asp?codc=9023&code=1000

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 60
S1 História da Comunicação CCom 6
S1 Teorias da Comunicação CCom 6
S1 Teorias e Práticas da Imagem CCom 6
S1 Teorias e Práticas do Som CCom 6
S1 Opção 1 6
Análise de Comunicação em Rede CCom 6
Comunicação e Arte CCom 6
Comunicação e Política CCom 6
Comunicação e Saúde CCom 6
Comunicação, Ciência e Ambiente CCom 6
Guionismo CCom 6
Projetos Autónomos de Comunicação CCom 6
Psicologia da Comunicação CCom 6
Sistema Político Português CPRI 6
Sociologia SOC 6
Tópicos de Antropologia A 6
S2 Comunicação Audiovisual CCom 6
S2 Comunicação Estratégica CCom 6
S2 Ética e Deontologia da Comunicação CCom 6
S2 Jornalismo e Atualidade CCom 6
S2 Métodos de Investigação em Comunicação CCom 6
Ano 2 60
S1 Corpo e Performance CCom 6
S1 Design, Ilustração e Publicação CCom 6
S1 Géneros e Práticas Jornalísticas CCom 6
S1 Publicidade e Relações Públicas CCom 6
S1 Semiótica da Comunicação CCom 6
S2 Ideias Políticas e Sociais EFP 6
S2 Literacia Mediática CCom 6
S2 Opção 2 6
Análise de Comunicação em Rede CCom 6
Comunicação e Arte CCom 6
Comunicação e Política CCom 6
Comunicação e Saúde CCom 6
Comunicação, Ciência e Ambiente CCom 6
Guionismo CCom 6
História do Tempo Presente H 6
Projetos Autónomos de Comunicação CCom 6
Psicologia da Comunicação CCom 6
Tópicos de Marketing G 6
S2 Opção 3 6
Escrita Jornalística CCom 6
Narrativa Audiovisual CCom 6
Práticas Especializadas em Publicidade CCom 6
S2 Opção 4 6
Jornalismo e Som CCom 6
Práticas Especializadas em Relações Públicas CCom 6
Princípios de Animação CCom 6
Ano 3 60
S1 Comunicação Internacional CCom 6
S1 Públicos e Práticas Mediáticas CCom 6
S1 Opção 5 6
Análise de Comunicação em Rede CCom 6
Comunicação e Arte CCom 6
Comunicação e Política CCom 6
Comunicação e Saúde CCom 6
Comunicação, Ciência e Ambiente CCom 6
Guionismo CCom 6
Projetos Autónomos de Comunicação CCom 6
Psicologia da Comunicação CCom 6
Sistema Político Português CPRI 6
Sociologia SOC 6
Tópicos de Antropologia A 6
S1 Opção 6 6
Estratégia e Criatividade em Publicidade CCom 6
Jornalismo e Video CCom 6
Luz e Câmara CCom 6
S1 Opção 7 6
Efeitos Visuais CCom 6
Estratégia e Criatividade em Relações Públicas CCom 6
Jornalismo Multiplataforma CCom 6
S1 Opção 8 12
Projeto e Portefólio em Audiovisual CCom 12
Projeto e Portefolio em Comunicação Estratégica CCom 12
Projeto e Portefólio em Jornalismo CCom 12
S2 Discursos dos Media CCom 6
S2 Economia Política da Comunicação CCom 6
S2 Opção UMinho 6

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
24-03-2025
Número de Registo:
R/A-Ef 2418/2011/AL03
Data de Registo:
02-04-2025
Validade:
31-07-2031