​​​​ ​Comunicação, Arte e Cultura

​Faz da comunicação a tua arte e aposta na cultura! Neste Mestrado nascido da parceria entre a Comunicação e a Sociologia, a formação é multidisciplinar, ou seja, é a oportunidade ideal para aprofundares e desenvolveres um conhecimento amplo, no que toca a atividades económicas e sociais em franca expansão.

Enquanto mestre em Comunicação, Arte e Cultura poderás refletir e compreender a estreita interligação entre os meios de comunicação, a política e a sociedade, tendo a certeza de que a arte te acompanhará mais longe: é uma manifestação humana de comunicação!

cc.png
​​​​
2023/2024

Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Pós-laboral
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Ciências da Comunicação
  • Sociologia

Instituto de Ciências Sociais
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

Tel: +351 253604216 / 253604280 Fax: +351 253604697
    E-Mail: pedagogico@ics.uminho.pt; sec@ics.uminho.pt
    URL: http://www.ics.uminho.pt

Descrição

Este mestrado apresenta um programa consistente nas áreas da cultura, dos média e da sociedade, com ênfase na relação entre os meios de comunicação, a política e a sociedade, os usos e as potencialidades de caráter económico, a produção imagética e artística, a conceptualização da arte digital, a relação entre a internet, a arte e a cultura, a formação das identidades individuais e sociais e o relacionamento intercultural. A promoção da investigação, nas áreas da comunicação, arte e cultura, constitui ainda uma opção que este projeto de ensino, de um modo especial, privilegia. É particularmente incentivado o desenvolvimento de trabalhos académicos e projetos de intervenção em articulação com as organizações, associações e instituições artístico-culturais. A organização de eventos e de atividades colaborativas entre a academia e as comunidades locais caracteriza, de forma especialmente diferenciadora, a formação que este Mestrado oferece. Muitas destas atividades desenvolvem-se ao abrigo de protocolos e de práticas regulares conjuntas.

Resultados de aprendizagem

1. Promover a formação específica e transversal respeitante às modalidades, funcionalidades e complementaridades caraterísticas da Comunicação, da Arte e da Cultura;
2. Propiciar a aprendizagem de formas inovadoras de articulação entre as novas tecnologias de informação e a criação e a difusão na área da Comunicação, da Arte e da Cultura;
3. Assumir a vantagem em articular os repertórios científicos e os instrumentos metodológicos da Sociologia, dos Sistemas de Informação e da Comunicação ao nível da investigação e da intervenção nas áreas da Comunicação, da Arte e da Cultura;
4. Estimular o espírito inovador e criativo nos estudantes, no sentido da utilização adequada das técnicas / metodologias em diversos contextos de investigação ou atividade profissional;

5. Atender às necessidades de investigação e profissionais emergentes, designadamente no mundo digital, nas redes entre organizações e empresas, nas indústrias criativas, no turismo, no lazer e na mediação entre criadores, instituições, media e públicos.

Acesso a estudos superiores

Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte (Doutoramento).

Saídas profissionais

O Mestrado em Comunicação, Arte e Cultura propicia aos estudantes a aquisição e valorização de conhecimentos/competências com aplicação nas mais variadas áreas profissionais: gestão cultural, curadoria, mediação cultural, crítica de arte, comunicação da arte e da cultura, museologia, produção artística e cultural, programação, animação cultural e artística, etc. Prevê-se ainda a possibilidade da empregabilidade científica, no que concerne à investigação sobre temáticas articuladas com as áreas da cultura e das artes.

Acesso

Mínimo

Formas de acesso

O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Pré-requisitos formais

Podem candidatar-se a este curso:
a) os titulares do grau de Licenciatura numa das seguintes áreas: Ciências da Comunicação, Sociologia,
Estudos Culturais, Estudos Artísticos ou áreas afins;
b) os titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência do primeiro ciclo de
estudos nas áreas enunciadas no ponto anterior, organizado de acordo com os princípios de Bolonha por um
Estado aderente;
c) os titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido como satisfazendo os
objectivos do grau de licenciado nas áreas acima indicadas ou afins pelo Conselho Científico do Instituto de
Ciências Sociais;
d) os candidatos que, não sendo licenciados, apresentem um curriculum escolar, científico ou profissional que
seja reconhecido como atestando a capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho
Científico do Instituto de Ciências Sociais.

Prazos de candidatura

Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:

Prazos de inscrição

Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:

Informação Adiccional

Plano de Estudos

Avaliação/Acreditação

Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
21-12-2021
Número de Registo: