Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
​​​​ ​História


A oportunidade para escreveres a tua estória e fazeres História está neste Mestrado! Com este plano de estudos vais adquirir competências na arte de fazer investigação histórica, elaborar e desenvolver projetos de investigação e divulgar o conhecimento histórico.​

Podes eleger a tua área preferencial de formação (entre Idade Média; Idade Moderna; Idade Contemporânea; História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa; História da Arte; Demografia Histórica; Teoria e Métodos.) e, em função do tema da Dissertação, Projeto ou Estágio, incluí-la no diploma de final de curso que, certamente, irá perdurar pelos tempos.


cc.png
​​​​​
​​​​
2022/2023

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • História

Contactos


    Instituto de Ciências Sociais
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: +351 253604216 / 253604280 Fax: +351 253604697
    E-Mail: pedagogico@ics.uminho.pt; sec@ics.uminho.pt
    URL: http://www.ics.uminho.pt

Descrição


O Mestrado em História é um curso do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais e destina-se a proporcionar aos alunos licenciados uma continuação dos seus estudos, em função dos seus interesses específicos a que os diferentes professores do Departamento possam acompanhar e responder. Nesse contexto, o diploma final do curso poderá incluir uma menção às áreas preferenciais em que os alunos trabalharam e nas quais aprofundaram os seus conhecimentos terórios e desenvolveram competências (História Medieval, Moderna, Contemporânea, História da Arte, Demografia Histórica, História dos Descobrimentos e Expansão Portuguesa e Teoria e Métodos).
O Mestrado em História decorre ao longo de dois anos: o primeiro integra uma parte curricular, com UCs obrigatórias e opcionais. Os alunos podem optar entre um leque diversificado de unidades curriculares, todas a funcionar em regime semestral. As unidades curriculares optativas distribuem-se pelas áreas científicas de História e Arqueologia.
Aos alunos que terminarem o primeiro ano de estudos com aproveitamento a todas as Unidades Curriculares poderá ser emitido um "Certificado de Estudos Especializados em História".
O segundo ano inclui a apresentação de uma Dissertação, ou de um Projeto ou de um Relatório de Estágio, que confere o grau de mestre, ao qual poderá ser acrescentada uma menção em Idade Média, Idade Moderna, Idade Contemporânea, História dos Descobrimentros e da Expansão Portuguesa, História da Arte, Demografia Histórica ou Teoria e Métodos.
Este Mestrado integra uma vertente teórica e metodológica transversal relativamente a todas as sub-áreas, destinada à aquisição de técnicas de pesquisa e tratamento de informação histórica, através de um leque variado de metodologias de investigação, e ao conhecimento das diferentes formas de fazer história existentes na atualidade.
O Departamento de História possui um corpo docente altamente qualificado e empenhado, todo em regime de exclusividade e que cobre as áreas já referidas. Na sua maioria integra o Lab2PT. Para além das aulas, os alunos podem participar em conferências, colóquios, seminários, aulas abertas e integrar projetos de investigação dos docentes. Mantém também um conjunto alargado de colaborações internacionais com várias universidades estrangeiras, bem como com instituições nacionais, de que se destacam as autarquias locais, museus e arquivos.
Existe ainda uma parceria no âmbito do programa Erasmus para a mobilidade de estudantes dos diferentes graus de ensino, que inclui uma rede alargada de universidades de vários países europeus.

Resultados de aprendizagem


1. Proporcionar o profundamento de conhecimentos no domínio da História
2. Adquirir técnicas de pesquisa e tratamento de informação histórica através de um leque variado de metodologias
3. Desenvolver competências de nível aprofundado e pós-graduado, específicas do conhecimento e investigação histórica
4. Realizar de forma autónoma projetos de investigação no domínio da História
5. Planear e concretizar projetos de índole cultural diversos
6. Mobilizar criticamente o saber histórico e outros saberes no sentido de construir percursos individuais sólidos em termos do conhecimento histórico
7. Dominar a linguagem concetual e metodológica
8. Gerir questões complexas
9. Construir um discurso argumentativo e comunicar perante públicos especialistas e não especialistas em termos de registo escrito e oral
10. Desenvolver atitudes através do trabalho, da sua apresentação e avaliação, que contribuam para a definição e interioriorização de uma postura responsável e autónoma.

Acesso a estudos superiores


O Mestrado em História confere a capacidade técnico-centífica para acesso a cursos do ciclo seguinte (Doutoramento), na área de História e afins.

Saídas profissionais


Os mestres em História estão habilitados a exercer profissionalmente atividades em diferentes instituições: câmaras municipais; arquivos históricos e empresariais; museus; bibliotecas; fundações; centros de turismo; associações culturais; centros interpretativos de memórias e empresas de programas culturais. Podem ainda desenvolver atividade no âmbito da
investigação científica; na produção de conteúdos que visem a valorização histórica; dar
apoio científico a projetos que potenciem o desenvolvimento nacional, regional e local; fazer
coordenação de edições em História e dinamizar programas histórico-culturais ao nível das instituições de poder local.

Acesso


30

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Pré-requisitos formais


São admitidos à candidatura à matrícula:
- os titulares do grau de Licenciado em História ou de outra licenciatura em Ciências Humanas e Sociais;
- os titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos em História ou de outra licenciatura em Ciências Humanas e Sociais, organizado de acordo com os princípios de Bolonha por um Estado aderente;
- os titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado em História ou de outra licenciatura em Ciências Humanas e Sociais, pelo Conselho Científico do Instituto de Ciências Sociais;
- os detentores de um curriculum escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando a capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico do Instituto de Ciências Sociais.

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
https://www.ics.uminho.pt/pt/Estudar/Mestrados/Paginas/Candidaturas.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
https://www.ics.uminho.pt/pt/Estudar/Mestrados/Paginas/Candidaturas.aspx

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
20-12-2022
Número de Registo:
R/A-Ef 2527/2011
Data de Registo:
18-03-2011
Validade:
30-07-2025