Descrição
O Mestrado em História é um curso do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais e destina-se a proporcionar aos alunos licenciados uma continuação dos seus estudos, em função dos seus interesses específicos a que os diferentes professores do Departamento possam acompanhar e responder. Nesse contexto, o diploma final do curso poderá incluir uma menção às áreas preferenciais em que os alunos trabalharam e nas quais aprofundaram os seus conhecimentos terórios e desenvolveram competências (História Medieval, Moderna, Contemporânea, História da Arte, Demografia Histórica, História dos Descobrimentos e Expansão Portuguesa e Teoria e Métodos).
O Mestrado em História decorre ao longo de dois anos: o primeiro integra uma parte curricular, com UCs obrigatórias e opcionais. Os alunos podem optar entre um leque diversificado de unidades curriculares, todas a funcionar em regime semestral. As unidades curriculares optativas distribuem-se pelas áreas científicas de História e Arqueologia.
Aos alunos que terminarem o primeiro ano de estudos com aproveitamento a todas as Unidades Curriculares poderá ser emitido um "Certificado de Estudos Especializados em História".
O segundo ano inclui a apresentação de uma Dissertação, ou de um Projeto ou de um Relatório de Estágio, que confere o grau de mestre, ao qual poderá ser acrescentada uma menção em Idade Média, Idade Moderna, Idade Contemporânea, História dos Descobrimentros e da Expansão Portuguesa, História da Arte, Demografia Histórica ou Teoria e Métodos.
Este Mestrado integra uma vertente teórica e metodológica transversal relativamente a todas as sub-áreas, destinada à aquisição de técnicas de pesquisa e tratamento de informação histórica, através de um leque variado de metodologias de investigação, e ao conhecimento das diferentes formas de fazer história existentes na atualidade.
O Departamento de História possui um corpo docente altamente qualificado e empenhado, todo em regime de exclusividade e que cobre as áreas já referidas. Na sua maioria integra o Lab2PT. Para além das aulas, os alunos podem participar em conferências, colóquios, seminários, aulas abertas e integrar projetos de investigação dos docentes. Mantém também um conjunto alargado de colaborações internacionais com várias universidades estrangeiras, bem como com instituições nacionais, de que se destacam as autarquias locais, museus e arquivos.
Existe ainda uma parceria no âmbito do programa Erasmus para a mobilidade de estudantes dos diferentes graus de ensino, que inclui uma rede alargada de universidades de vários países europeus.