Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
​​​​ ​Património Cultural


A tua formação é o teu maior património! O Mestrado em Património Cultural habilita-te para a investigação, coordenação e gestão de projetos relacionados com a valorização do património histórico e cultural, sempre preservando a legalidade e a consciência ética, científica e profissional.​

E porque a cultura é um conceito real, cada vez mais global, a interdisciplinaridade é um valor muito presente e valorizado neste mestrado (a tua formação, aqui, integra oito áreas científicas distintas) que te levará por todo o mundo. ​


cc.png ​​​​​
​​​​
2022/2023

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Pós-laboral
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • História

Contactos


    Instituto de Ciências Sociais
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: +351 253604216 / 253604280 Fax: +351 253604697
    E-Mail: pedagogico@ics.uminho.pt; sec@ics.uminho.pt
    URL: http://www.ics.uminho.pt

Descrição


FOCO PRINCIPAL: O Património Cultural nas suas múltiplas componentes reconhecidas por instituições de caráter internacional como a UNESCO, por exemplo.
DOMÍNIOS: As áreas científicas envolvidas neste Mestrado em Património Cultural incluem, por exemplo, a História, a Arqueologia, a Antropologia, a Economia, o Marketing Cultural e a Informática.
COMPETÊNCIAS: Pretende-se que cada aluno desenvolva conhecimentos nos âmbitos do património cultural que mais lhe interessam e que adquira competências que lhe permitam relacionar o(s) tipo(s) de património cultural que investigar com (1 )estratégias de desenvolvimento e de promoção que possam acrescentar-lhe valor económico e (2) com estratégias de comunicação e de interpretação voltadas para o grande público ou para públicos específicos.
ESTRUTURA/ORGANIZAÇÃO CURRICULAR: No 1º ano, em cada semestre, há duas UC obrigatórias e duas UC de Opção (em cada semestre são disponibilizadas três ou quatro UC de entre o leque de escolha que integra o Plano de Estudos e de acordo com as disponibilidades docentes que decorrem das Distribuições de Serviço dos Departamentos e Escolas que colaboram na docência deste Mestrado em Património Cultural); a conclusão com sucesso do 1º ano deste Mestrado permite obter um Diploma de Especialização em Património Cultural.
O 2º ano do Mestrado em Património Cultural divide-se em dois semestres durante os quais cada aluno desenvolve o seu trabalho final de mestrado até que atinja o resultado que escolheu: Relatório de Estágio, Projeto ou Dissertação; durante os dois semestres do 2º ano, o trabalho de cada aluno é supervisionado por Orientar(es) e conduzido em regime absolutamente tutorial.
MÉTODOS, ACTIVIDADES E RECURSOS: No 1º ano deste mestrado as UC funcionam em regime de docência presencial; estas atividades são complementadas por visitas de estudo, participação em encontros científicos e outras ações de formação que procuram complementar as aquisições de conhecimentos e de competências por parte dos alunos.
No 2º ano deste mestrado o trabalho de cada aluno é supervisionado por Orientar(es) e conduzido em regime absolutamente tutorial.

Resultados de aprendizagem


Pretende-se que cada aluno desenvolva conhecimentos nos âmbitos do património cultural que mais lhe interessam e que adquira competências que lhe permitam relacionar o(s) tipo(s) de património cultural que investigar com (1) estratégias de desenvolvimento e de promoção que possam acrescentar-lhe valor económico e (2) com estratégias de comunicação e de interpretação voltadas para o grande público ou para públicos específicos.
No final do 1º ano deste curso, cada aluno deverá ser capaz de delinear um projeto de investigação de acordo com a estrutura proposta para candiadturas a bolsas de Doutoramento da FCT e, evidentemente, com o devido aparato académico e cada aluno deverá, mesmo, apresentar o seu projeto de trabalho final a desenvolver no 2º ano do curso.
Pretende-se que cada aluno desenvolva atitudes de questionamento, de pensamento e de reflexão críticos e que desenvolva uma postura académica e de trabalho eticamente correta.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte (Doutoramento).

Saídas profissionais


SECTORES DE POTENCIAL EMPREGABILIDADE DO CURSO: Autarquias (Gabinetes de Turismo e de Gestão de Património ou instituições culturais sob a alçada dos poderes autárquicos); museus; instituições de gestão de património cultural; empresas privadas de gestão de património cultural ou ligadas ao setor do turismo.

Acesso


25

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Pré-requisitos formais


São admitidos à candidatura à matrícula:
- os titulares de licenciatura ou habilitação legalmente equivalente, em História, Arqueologia, História de Arte, Antropologia, Sociologia, Geografia e Turismo, bem como em qualquer outra licenciatura com carácter técnico-científico afim a estas;
- os titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um lº Ciclo de Estudos em História, Arqueologia, História de Arte, Antropologia, Sociologia, Geografia e Turismo e organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um estado aderente a este Processo;
- os titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico do Instituto de Ciências Sociais;
- os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste Ciclo de Estudos pelo Conselho Científico do Instituto de Ciências Sociais.

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
https://www.ics.uminho.pt/pt/Estudar/Mestrados/Paginas/Candidaturas.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
https://www.ics.uminho.pt/pt/Estudar/Mestrados/Paginas/Candidaturas.aspx

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
20-12-2022
Número de Registo:
R/A-Ef 2540/2011/AL02
Data de Registo:
24-05-2017
Validade:
30-07-2025