Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Provas de Mestrado em Educação Pré-Escolar Voltar

sexta-feira, 29/01/2021    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 29 de janeiro 2021 (sexta-feira), às 11h00, as provas de Mestrado em Educação Pré-Escolar, requeridas por Ana Patrícia Da Silva Neiva.
Título do Relatório de Estágio: "Para além da nossa sala: Espaço exterior como impulsionador de novas descobertas”.
URL para assistir às provas por videoconferência (sem gravação): https://videoconf-colibri.zoom.us/j/85098350241
Composição do Júri: Presidente: Doutora Maria Cristina Cristo Parente, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Orientadora).

Vogais:
Doutora Maria Teresa Jacinto Sarmento Pereira, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho

Doutora Maria de Fátima Cerqueira Martins Vieira, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Resumo do Relatório de Estágio:
O presente Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar visa demonstrar o processo de planificação, dinamização e avaliação do projeto de intervenção pedagógica desenvolvido ao longo do estágio. A valência de Creche compreendeu um grupo de crianças na faixa etária dos 2 e 3 anos de idade, e a valência de Educação Pré-Escolar abrangia um grupo com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos.
A aproximação à metodologia de investigação-ação possibilitou a contextualização da intervenção admitindo uma prática pedagógica alicerçada na intencionalidade educativa e fundamentada em processos reflexivos. As alterações climáticas são um dos maiores desafios que a humanidade enfrenta. A atual geração procura soluções céleres, que se traduzem, essencialmente, na adoção de medidas práticas. As crianças são o futuro de esperança que no presente se traduz na urgente mudança. Para que advenham mudanças societais e para garantir um melhor futuro para as gerações vindouras, minimizando os danos que o planeta sofrerá, é fundamental aumentar o tempo de contacto das crianças com o ar livre. Para que as mesmas possam, na verdadeira essência do brincar, explorar, sentir e saborear a Natureza, dado que ninguém poderá desenvolver sentimentos de respeito, encantamento e preservação por algo que não reconhece. Assim, o projeto de intervenção intitulado de “Para além da nossa sala: Espaço exterior como impulsionador de novas descobertas” teve como principal intuito ampliar o tempo de contacto e o leque de experiências de qualidade no espaço exterior, onde através do brincar, as crianças exerceram um papel ativo na sua aprendizagem. Numa fase nominal, principiou-se o entendimento de atitudes de conservação da Natureza, visível no comprometimento e na inquietação das crianças em cuidar do espaço exterior.

Palavras-Chave: Aprendizagem Ativa; Brincar; Educação Ambiental; Espaço Exterior; Sustentabilidade.


Mestrados em Ensino
Tel: +351 253 604679
e-mail: sec-mfip@ie.uminho.pt

Conselho Pedagógico​Tel: +351 253 601287
e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
Logo