Composição do Júri:
Presidente: Doutor José António Martin Moreno Afonso, Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Vogais: Doutor José Carlos Oliveira Casulo, Professor Associado do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientador);
Doutora Susana Margarida Gonçalves Caires Fernandes, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Resumo do Relatório de Estágio: O presente projeto de investigação/intervenção, intitulado “Uma forma mais madura de ver o mundo”, trata o trabalho de estágio realizado no âmbito do segundo ano do Mestrado em Educação, na área de Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, da Universidade do Minho. Este projeto foi realizado na Venerável Ordem Terceira de São Francisco, na valência de Estrutura Residencial Para Idosos, e teve como finalidade a promoção do envelhecimento ativo através elevação do bem-estar e melhoria da qualidade de vida dos utentes, da estimulação da participação ativa e da autonomia dos idosos e do fortalecimento das relações entre os mesmos. O presente trabalho de intervenção alicerça-se no paradigma qualitativo através da utilização das metodologias de investigação-ação e de investigação-ação participativa. O presente projeto tem como estudo central o envelhecimento ativo, envolvendo conceitos como envelhecimento, educação de adultos e animação sociocultural.
Através da análise do diagnóstico de interesses, necessidades, expectativas e motivações, foi possível implementar atividades de carácter lúdico, cultural, educativo e cognitivo, que permitiram alcançar os objetivos estabelecidos para o projeto.
Após a avaliação do mesmo, foi possível confirmar uma melhoria na qualidade de vida e no bem-estar dos utentes, assim como foi possível observar um aumento na participação e na autonomia dos idosos e uma melhoria das relações entre os mesmos, o que pretende concluir que os objetivos propostos foram gradualmente alcançados.
Palavras-chave: Envelhecimento Ativo; Animação Sociocultural; Educação de Adultos; Investigação-ação; Investigação-ação Participativa.