header top image

Mensagem da Presidência

presidencia1.jpg​​
Seja bem-vindo ao ICS, onde, desde 1976, ensinamos a pensar o mundo!
São as pessoas que fazem uma grande Universidade, por isso, o seu interesse pelo nosso trabalho é valorizado e apreciado de forma integral e completana construção de projetos educativos sólidos e atentos às respostas  aos desafios da sociedade.
O ICS empenha-sedesde a fundação, para agregar nesta Escola áreas científicas fundamentais na construção de uma instituição verdadeiramente universitária e isso torna-nos numa pedra basilar da Universidade do Minho. A Arqueologia, as Ciências da Comunicação, a Geografia, a História e a Sociologia ajudaram a criar uma Universidade moderna, capaz, acompanhando os tempos e respondendo aos desafios.
A nossa oferta educativa está estruturada e articulada com os desígnios de uma educação científica, humana e técnica, consistente e orientada para a análise, compreensão e intervenção sobre o mundo.
Os projetos de ensino do ICS respondem ao princípio da contribuição para o desenvolvimento sustentável, nas suas diversas vertentes e estão profundamente articulados com as necessidades das instituições e organizações que acolhem os e as profissionais que aqui formamos ao nível das licenciaturas, dos mestrados ou dos doutoramentos.
Vivemos em atenção permanente ao mundo. A nossa oferta formativa transforma-se e expande-se para que continuemos preparados para responder às solicitações. sabemos que as Ciências Sociais são cada vez mais necessárias num mundo que precisa de se repensar continuamente.
O ensino, a investigação e a ligação permanente à comunidade serão sempre os nossos eixos e as nossas forças potenciadoras de uma presença sólida no meio académico. A Comunidade, o País e o espaço Internacional constituem o triângulo de ação que sustenta a nossa vantagem competitiva e diferenciadora, atrativa e responsiva, pertinente e ousada, reflexiva e adequada.
​O Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho é feito de pessoas para o mundo.​
A Presidência
Helena Sousa
​José Meireles
​Teresa Ruão
Emília Araújo

Desde a fundação da Universidade, o ICS participou ativamente no lançamento de cursos de bacharelato, de licenciatura e de mestrado nos domínios da História, Arqueologia, Sociologia, ​Ciências da Comunicação, Antropologia e Geografia. Atualmente, conta com uma população estudantil de cerca 800 alunos, distribuídos por cinco licenciaturas - Arqueologia; Ciências da Comunicação;  Geografia e Planeamento;  História  e Sociologia. Tem ainda sob a sua responsabilidade 644 estudantes  de pós-graduação, 415 de Mestrado e 229 de doutoramento.

O Instituto está organizado em Centros de Investigação e Departamentos, integrando os Departamentos de Ciências da Comunicação, História, Geografia e Sociologia. A investigação e outros serviços especializados no âmbito das Ciências Sociais desenvolvem-no no âmbito de três unidades de investigação: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS); Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais (CICS-UMinho), Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT-UMinho), Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-UMinho)​ e Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT).

​​
Com presença nos dois campi da Universidade do Min​ho, o Instituto funciona no Campus de Gualtar, em Braga, onde está sediada a Presidência e os Departamentos de Ciências da Comunicação, História e Sociologia, assim como os correspondentes projetos de ensino e unidades de investigação. No Campus de Azurém funciona o Departamento de Geografia.​