Equipa.png

Mensagem da Presidência

A equipa da Presidência do ICS pauta a sua missão pelos valores de inovaçãopluralidade e solidariedade.

No plano do ensino, é nossa convicção que o ICS deve continuar a contribuir para que os estudantes desenvolvam e exprimam todo o seu potencial. É nosso objetivo criar condições inspiradoras para a sua formação como cidadãos interventivos, reflexivos e comprometidos com a inovação e transformação sociais.

No cerne da orientação estratégica da equipa da Presidência está a promoção e desenvolvimento de investigação de alto nível e de orientação inter- e transdisciplinar.

A Presidência visa ainda potenciar a vasta e sólida experiência do ICS na vertente de extensão universitária e intervenção social e cultural. Um dos nossos pilares de atuação neste domínio é o desenvolvimento de ações de transferência de conhecimento e inovação, assentes na interação com as comunidades e com a sociedade à escala regional, nacional e global.​

​Helena Machado

​​João Sarmento

Madalena Oliveira

Maria do Carmo Ribeiro

Desde a fundação da Universidade, o ICS participou ativamente no lançamento de cursos de bacharelato, de licenciatura e de mestrado nos domínios da História, Arqueologia, Sociologia, ​Ciências da Comunicação, Antropologia e Geografia. Atualmente, conta com uma população estudantil de cerca 800 alunos, distribuídos por seis licenciaturas - Arqueologia; Ciências da Comunicação;  Geografia e Planeamento;  História; Proteção Civil e Gestão do Território  e Sociologia. Tem ainda sob a sua responsabilidade 590 estudantes  de pós-graduação, 449 de Mestrado e 141 de doutoramento.

O Instituto está organizado em Centros de Investigação e Departamentos, integrando os Departamentos de Ciências da Comunicação, História, Geografia e Sociologia. A investigação e outros serviços especializados no âmbito das Ciências Sociais desenvolvem-no no âmbito de três unidades de investigação: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS); Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais (CICS-UMinho), Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT-UMinho), Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-UMinho)​ e Laboratório de Paisagen​s, Património e Território (Lab2PT).

​​
Com presença nos dois campi da Universidade do Min​ho, o Instituto funciona no Campus de Gualtar, em Braga, onde está sediada a Presidência e os Departamentos de Ciências da Comunicação, História e Sociologia, assim como os correspondentes projetos de ensino e unidades de investigação. No Campus de Azurém funciona o Departamento de Geografia.​
​​