Esta proposta, liderada pela Universidade do Minho, em colaboração com as universidades de Leipzig e Granada, visa fazer da aldeia de Extremo (Arcos de Valdevez, Portugal) um laboratório vivo, com base em trabalhos arqueológicos anteriores, análise da memória e do património e investigação de base comunitária.
O workshop permitirá que estudantes, professores e investigadores se envolvam com a comunidade local, abordando questões de desenvolvimento local através da co-criação e da construção colaborativa de conhecimentos, centrando-se no património cultural e na paisagem agrária.
A experiência será reforçada pela contribuição e experiência de professores/investigadores da rede ARQUS - Universidades do Minho, Granada e Leipzig, e de outras universidades como A Coruña e Oviedo, ambas em Espanha.
O workshop será desenvolvido em modo Blended, com as manhãs in situ transmitidas em streaming, e as tardes desenvolvidas no terreno, com a gravação das aulas abertas e o seu posterior upload para os canais ARQUS (
https://arqus-alliance.eu/) e das Universidades envolvidas.
Coordenação: Universidade do Minho (Lab2PT/IN2PAST), Leipzig University, Universidad de Granada (MEMOlab)
Participantes: Rebeca Blanco-Rotea (Lab2PT/IN2PAST); Cidália Silva (Lab2PT/IN2PAST); Steffi Marung. (Leipzig University); Cristina Fontán (University of A Coruña); Célia Alves, João Alves, Rodrigo Pereira (EAAD, UMinho); Margarita Fernández Mier (Universidad de Oviedo); Diego Machado (Lab2PT/IN2PAST, UMinho), Eduardo Alves (Lab2PT/IN2PAST, UMinho); Elena Correa (MEMOlab, Universidad de Granada); Liliana Neves (Lab2PT/IN2PAST, UMinho); Natália Botica (UAUM, Lab2PT/IN2PAST, UMinho); Jose Gabriel Andrade (CECS, UMinho); Diana Mendes (Lab2PT/IN2PAST, UMinho); Emília Araújo (CECS, UMinho)
Instituições promotoras: Lab2PT/IN2PAST, UMinho; ARQUS European University Alliance