Towards a European strategy to address the COVID-19 pandemicPriesemann, V., Balling, R., Bauer, S., Beutels, P., Calero Valdez, A., Cuschieri, S., Czypionka, T., Dumpis, U., Glaab, E., Grill, E., Hotulainen, P., Iftekhar, E. N.,  Krutzinna, J., Lionis, C., Machado, H., Martins, C., McKee, M., Pavlakis, G. N., Perc, M., Petelos, E., Pickersgill, M., Prainsack, B., Rocklöv, J., Schernhammer, E., Szczurek, E., Tsiodras, S., Van Gucht, S. & Willeit, P. (2021). Towards a European strategy to address the COVID-19 pandemic. The Lancet, vol. 398, Correspondence, September 4, 2021.

Acesso aberto | Publicado | https://doi.org/10.1016/S0140-6736(21)01808-0

Artigo disponível AQUI

Departamento de Sociologia

Iftekhar, E. N., Priesemann, V.; Balling, R., Bauer, S., Beutels, P., Calero Valdez, A., Cuschieri, S., Czypionka, T., Dumpis, U., Glaab, E., Grill, E., Hanson, C., Hotulainen, P., Klimek, P., Kretzschmar, M., Krüger, T., Krutzinna, J., Low, N., Machado, H., Martins, C., McKee, M., Mohr, S. B., Nassehi, A., Perc, M., Petelos, E., Pickersgill, M., Prainsack, B., Rocklöv, J., Schernhammer, E., Staines, A., Szczurek, E., Tsiodras, S., Van Gucht, S. & Willeit, P. (2021). A look into the future of the COVID-19 pandemic in Europe: an expert consultation. The Lancet – Regional Health (online first).

Acesso aberto | Publicado | https://doi.org/10.1016/j.lanepe.2021.100185

Departamento de Sociologia

Enfrentando uma pandemia longe de casa: a COVID-19 e as vivências de imigrantes brasileiros em Portugal

Pesquisa empírica com imigrantes brasileiros em Portugal, desenvolvida entre os meses de maio e junho de 2020, com o objetivo de identificar os impactos que a pandemia da Covid-19 estava a ter nas suas vidas. A investigação resultou num capítulo do livro COVID-19 and Migration: Understanding the Pandemic and Human Mobility disponível AQUI

Posch, P., & Cabecinhas, R. (2020). Facing a pandemic away from home: Covid-19 and the Brazilian immigrants in Portugal. In I. Sirkeci & J. H. Cohen (Eds.), COVID-19 and Migration: Understanding the Pandemic and Human Mobility (pp. 105-117). Londres: Transnational Press London.

Patrícia Posch & Rosa Cabecinhas
Centros de Estudos de Comunicação e Sociedade

Face masks during the COVID-19 pandemic:
A simple protection tool with many meanings

Martinelli, L.; Kopilaš, V.; Vidmar, M.; Heaven, C.; Machado, Helena; Todorovic, Z.; Buzas, N.; et al. "Face masks during the COVID-19 pandemic: A simple protection tool with many meanings". Frontiers in Public Health 8 606635 (2021): 1-12.

Acesso aberto | Publicado | 10.3389/fpubh.2020.606635

Centros de Estudos de Comunicação e Sociedade

Science in a Time of Crisis: Communication, Engagement and the Lived Experience of the Covid-19 Pandemic

Editora do número temático da revista Frontiers in Science and Environmental Communication

Artigos brevemente disponíveis AQUI

Anabela Carvalho
Departamento de Ciências da Comunicação

Os incêndios florestais em Portugal em tempo de Covid-19

Bento-Gonçalves, A., Vieira, A., Santos, S. & Rocha, J. (2020). Os incêndios florestais em Portugal em tempo de Covid-19. Finisterra, LV (115), 189-195.

António Bento Gonçalves
António Vieira
Sarah Santos
José Rocha
Departamento de Geografia
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade

Dias, P., Pessoa, C. & Andrade, J. G. (2020). Brand communication on Instagram during the COVID-19 pandemic: perceptions of users and brands. IAMCR 2020 Tampere 2020.

Clarisse Pessôa
José Gabriel Andrade
Centro de Estudos de Comunicaçã oe Sociedade

O Jornalismo em saúde e as fontes de informação: o caso da Covid-19 em Portugal

Gomes, E. S. (2020). O Jornalismo em saúde e as fontes de informação: o caso da Covid-19 em Portugal. RAEIC, Revista de la Asociación Española de Investigación de la Comunicación, 7(14), 127-149

Sofia Gomes
​ ​

Lopes, F., Araújo, R., Magalhães, O. & Sá, A. (2020). COVID-19: Jornalistas assumem orientação dos cidadãos pela primeira vez em Portugal. Revista Fontes Documentais, 3 [vol.especial], 183-191.

Felisbela Lopes
Rita Araújo
Olga Magalhães
Alberto Sá
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade

Mesquita, K., Ruão, T. & Andrade, J. G. (2020). Pandemia da Covid-19, comunicação e relacionamento: uma análise das mídias sociais da Universidade do Minho, Comunicando, 9, 31-56.

Kamila Mesquita
Teresa Ruão
José Gabriel Andrade
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade

Ruão, T., Gomes, S. & Silva, S. (2020). Comunicação em Saúde: a cobertura mediática e a gestão da crise COVID-19 numa universidade. RAEIC, Revista de la Asociación Española de Investigación de la Comunicación, 7(14), 54-77.

Teresa Ruão
Sofia Gomes
Sónia Silva

Riscos, dilemas e oportunidades: atuação jornalística em tempos de Covid-19

Sousa, V., Costa, P. R., Capoano, E. & Paganotti, I. (2020). Riscos, dilemas e oportunidades: atuação jornalística em tempos de Covid-19. Estudos em Comunicação, 31, 1-33.

Vítor de Sousa
Pedro Rodrigues Costa
Edson Capoano
Ivan Paganotti
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade

Teixeira, P., Vital Brito, D., Araújo, R. & Gomes, B. (2020) A comunicação do risco e envolvimento da comunidade na pandemia de COVID-19 em Portugal. Acta Médica Portuguesa.

Artigo disponível  AQUI

​​Rita Araújo