Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
​​​​ ​Ciênc​ias ​​da Co​municação


Se pretendes aprofundar conhecimentos, consolidar saberes e desenvolver competências nas áreas da comunicação, este mestrado é para ti.

Áreas de especialização:
  • Audiovisual
  • Jornalismo
  • Comunicação Estratégica
  • Investigação e Intervenção

cc.png
​​​
​​​​
2025/2026

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Pós-laboral
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Ciências da Comunicação

Contactos


    Instituto de Ciências Sociais
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: +351 253604216 / 253604280 Fax: +351 253604697
    E-Mail: pedagogico@ics.uminho.pt; sec@ics.uminho.pt
    URL: http://www.ics.uminho.pt

Descrição


Este Mestrado pretende aprofundar e especializar os conhecimentos adquiridos ao nível das licenciaturas em Comunicação, fornecendo uma preparação adequada para o desenvolvimento de uma carreira profissional ou de investigação nesta área disciplinar. Organiza-se em quatro Áreas de Especialização: Audiovisual, Jornalismo, Comunicação Estratégica e Investigação e Intervenção em Ciências da Comunicação. Promove-se a aquisição de aprendizagens teórico-práticas, sustentadas em conhecimentos científicos sólidos e nas especificidades das profissões nos diferentes contextos da comunicação. 
Quem opte pelas Áreas de Especialização em Audiovisual, Jornalismo ou Comunicação Estratégica poderá concluir o curso de três formas: com a realização de um Estágio curricular de três meses numa empresa do setor da Comunicação, a que se segue a elaboração do respetivo Relatório de Estágio; com a realização de um Trabalho de Projeto (de intervenção) num determinado contexto institucional, a que se segue a elaboração do respetivo Relatório de Trabalho de Projeto; ou com o desenvolvimento de um projeto de investigação e a realização de uma Dissertação. Estudantes da Área de Especialização em Investigação e Intervenção em Ciências da Comunicação seguem apenas um percurso no 2.º ano: preparam um projeto de investigação, implementam-no e elaboram uma Dissertação. Tanto o Relatório de Estágio, como o Relatório de Trabalho de Projeto e a Dissertação serão defendidos em sessão de provas públicas, com vista à obtenção do grau de mestre. 
Há uma Comissão de Estágios e Projetos que coordena a colocação dos/das estudantes num local de Estágio ou de Trabalho de Projeto. Temos protocolos com diversas empresas e instituições da área da Comunicação e dos Media, mas é possível que um/a estudante encontre a sua colocação por meios próprios, com o acompanhamento da Comissão. Os/as estudantes das quatro áreas de especialização
beneficiam de acompanhamento em regime tutorial, ao longo do 2º ano do curso, no âmbito da preparação do Relatório ou da Dissertação. 
Este Mestrado promove a autonomia dos/das estudantes e um contacto estreito com os contextos profissionais, assim como a aquisição de referências teóricas e metodológicas adequadas à compreensão desses contextos e ao desenvolvimento de um projeto de investigação. Procura-se também estimular a transversalidade de conteúdos, a par da especialização, pelo que algumas das Unidades Curriculares do curso são comuns às quatro áreas, sendo outras específicas de cada uma. 
Com um horário misto, as aulas decorrem num ambiente de proximidade e interatividade. Os períodos letivos decorrem em espaços diferentes, em função do tipo de aula: em salas nos complexos pedagógicos do campus; nos laboratórios do Instituto de Ciências Sociais e no Centro Audiovisual e Multimédia da Universidade do Minho (CAMUM). 
Promove-se a realização de aulas abertas com profissionais e de workshops, virados para o saber-fazer nas diferentes áreas de especialização do curso. Os/as estudantes são incentivados/as a participarem, com os seus projetos, em atividades próprias das áreas de especialização do curso, como mostras, festivais ou concursos.

Resultados de aprendizagem


grau de Mestre em Ciências da Comunicação é conferido aos estudantes que demonstrem: 
1. Capacidade de aprofundar e integrar conhecimentos avançados em teorias, modelos e metodologias das Ciências da Comunicação, articulando-os de forma crítica com outras áreas do saber e com os desafios contemporâneos da sociedade.
2. Aplicar conhecimentos e metodologias de investigação a problemas complexos e a contextos inéditos no campo da comunicação, produzindo soluções fundamentadas e inovadoras.
3. Desenvolver pensamento crítico e capacidade de análise de fenómenos comunicacionais, mediáticos, culturais e tecnológicos, avaliando as suas implicações éticas e sociais.
4. Conceber, planear e executar projetos de investigação científica ou de desenvolvimento profissional na área da comunicação, de forma autónoma e rigorosa, respeitando os princípios éticos e deontológicos da respetiva área profissional.
5. Utilizar técnicas e ferramentas de recolha, tratamento e análise de dados qualitativos e quantitativos, adequadas a contextos comunicacionais, com vista a diagnosticar problemas de natureza multidisciplinar e propor soluções.
6. Comunicar de forma clara resultados, ideias, argumentos e projetos a públicos especializados e não especializados, recorrendo a múltiplos formatos e meios, cumprindo os princípios básicos do design universal e do acesso à comunicação.
7. Colaborar em contextos interdisciplinares e multiculturais, assumindo papéis de liderança ou integração em equipas e adaptando estratégias comunicacionais a diferentes audiências e objetivos.
8. Desenvolver autonomia na aprendizagem ao longo da vida, identificando necessidades formativas e oportunidades de atualização permanente no campo das Ciências da Comunicação.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do 3º ciclo.

Saídas profissionais


Os graduados do Mestrado em Ciências da Comunicação estarão preparados para intervir profissionalmente nas diversas áreas de especialização do curso - Audiovisual, Comunicação Estratégica, Jornalismo e Investigação e Intervenção em Ciências da Comunicação - aplicando conhecimentos avançados e competências críticas adquiridas ao longo da formação.
As oportunidades de empregabilidade abrangem um vasto leque de setores, incluindo redações de meios jornalísticos em diferentes formatos e plataformas, agências de comunicação e assessoria, produtoras de audiovisual e multimédia, bem como departamentos de comunicação de empresas e instituições públicas, como autarquias, hospitais ou forças de segurança. As organizações não-governamentais também constituem um campo relevante, onde a comunicação desempenha um papel central na promoção de causas e no envolvimento comunitário. No domínio da área de especialização em Investigação e Intervenção em Ciências da Comunicação, destacam-se ainda os centros de investigação - públicos e privados - e os projetos desenvolvidos nestes contextos, oferecendo oportunidades para integrar equipas científicas e contribuir para a produção de conhecimento inovador na área.

Acesso


60

Vagas

15

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em: 
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Pré-requisitos formais


Podem candidatar-se à área profissionalizante os titulares do grau de licenciatura em Ciências da Comunicação ou equivalente e à área de investigação os titulares do grau de licenciatura em Ciências da Comunicação ou equivalente, bem como noutras áreas das Ciências Sociais e Humanas; os titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência do 1.º ciclo de estudos em Ciências da Comunicação ou em áreas afins, organizado de acordo com os princípios de Bolonha por um Estado aderente também cumprem as condições de acesso e ingresso. Podem ainda candidatar-se os titulares de um grau académico superior estrangeiro que satisfaçam os objetivos do grau de licenciado em Ciências da Comunicação ou em áreas afins. Os candidatos que, sendo licenciados noutras áreas ou não sendo licenciados, apresentem um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando a capacidade para a realização deste ciclo de estudos também poderão candidatar-se.

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
https://www.ics.uminho.pt/pt/Estudar/Mestrados/Paginas/Candidaturas.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
https://www.ics.uminho.pt/pt/Estudar/Mestrados/Paginas/Candidaturas.aspx

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Data de publicação da decisão:
Deliberação da A3ES:
Número de Registo:
Data de Registo:
Validade: