Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Na Terceira Metade do Texto: Oficina de Escrita Criativa para Ciências Sociais Voltar

quinta-feira, 16/01/2020    Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais, Campus de Gualtar
escrita
Oficina de escrita promovida pelo curso de doutoramento em Sociologia, com Susana de Noronha. Inscrições abertas e limitadas a estudantes de doutoramento.
Na Terceira Metade do Texto: Oficina de Escrita Criativa para Ciências Sociais [manual prático]

“Na Terceira Metade do Texto: oficina de escrita criativa para ciências sociais [manual prático]” ambiciona mudar a forma como pensamos, sentimos e dizemos o mundo enquanto investigadoras/es. Procurar outras palavras para a ciência, simplificando a escrita e democratizando o seu conteúdo, alargando públicos e leitores, é uma exigência que devemos impor ao nosso trabalho, percebendo as suas vantagens e desvantagens, escolhendo os textos adaptáveis à escrita criativa, repensando sumários, parágrafos, artigos e capítulos, da publicação em revistas indexadas às monografias individuais. Aprenderemos outras formas de analisar e comentar as “palavras ditas”, ouvidas em entrevistas e trabalho de campo, as imagens e objetos que recheiam as investigações sobre cultura material e visual, experimentando também uma forma alternativa de redigir textos científicos, mostrando a possibilidade de uma hibridação entre o convencional e o criativo.

Formadora: Susana de Noronha
Susana de Noronha é Antropóloga, Mestre e Doutora em Sociologia, é Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Foi distinguida com o “Prémio CES Para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa 2007”, em ex aequo, e com o “Prémio Bernardino Machado 2003” para a/o melhor aluna/o de Antropologia da Universidade de Coimbra. É autora dos livros - A Tinta, a Mariposa e a Metástase: a arte como experiência, conhecimento e acção sobre o cancro de mama (2009, Afrontamento); Objetos Feitos de Cancro: mulheres, cultura material e doença nas estórias da arte (2015, Almedina); Cancro Sobre Papel: estórias de oito mulheres portuguesas entre palavra falada, arte e ciência escrita (2019, Almedina). Misturando ciência social e arte, é autora de ensaios visuais em desenho, pintura e fotografia, usando a imaginação e a metáfora para reinventar a ilustração científica. Enquanto fazedora de textos, é também letrista, com trabalho publicado em três álbuns, um EP e quatro coletâneas de música portuguesa. Partilhando experiência, dá formação em escrita criativa (para investigação) e ilustração científica, com enfâse no desenho etnográfico criativo.

Inscrições limitadas a alunos de doutoramento.
Inscrições através do email nedsuminho@gmail.com
escrita
cartaz