Sons da Distância

O período de confinamento que experimentámos na sequência da identificação da pandemia COVID-19 expôs-nos a uma atmosfera sonora diferente. Mais silenciosa do que o habitual, distante dos ruídos da rotina de trânsito e movimento das cidades, esta nova paisagem acústica trouxe para o primeiro plano do ouvido sons a que habitualmente somos menos sensíveis. Durante várias semanas, o mundo à nossa volta reverberou uma espécie de ecos da distância. 

Numa iniciativa livre, AUDIRE convidou outros ouvidos a escutar os efeitos acústicos da quarentena de contenção da COVID-19. Os registos evidenciam um certo consenso sonoro em torno dos sons das paisagens naturais, do eco das cidades vazias e da percussão dos ambientes domésticos. 


Mais sobre a iniciativa AQUI

Projeto Audire
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade





Da praça para a varanda 

Passeio - Plataforma de Arte e Cultura Urbana

Dada a conjuntura de pandemia Covid-19 que impõe, desde março de 2020, uma série de constrangimentos na vida das cidades, a Passeio deslocou a sua atenção para as dinâmicas e transformações da vida social e familiar que acontecem, em particular, nas "varandas" das casas. Empenhada em escrutinar o quotidiano de 'isolamento social' das famílias, temporariamente confinadas ao espaço doméstico, realizou-se o convite de partilha dessas experiências. Os contributos já produzidos estão disponíveis na Galeria do site do projeto, no quadro da rubrica Itinerâncias (exposições temporárias temáticas).

Acesso à Plataforma Passeio AQUI

Helena Pires & Zara Pinto-Coelho
Departamento de Ciências da Comunicação
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade