dia9.png
O INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS  DESDE 1976

Com 1400 estudantes e 78 docentes, o Instituto de Ciências Sociais é uma Escola dinâmica e criativa, inspirada por valores humanistas.

​​​​​
MENSAGEM DA PRESIDENTE DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
HELENA MACHADO​
MENSAGEM DO PRESIDENTE DO CONSELHO DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
MANUEL PINTO
MENSAGEM DO REITOR DA UNIVERSIDADE DO MINHO
RUI VIEIRA DE CASTRO
mensagem.png

​​​​​
Concurso de Fotografia
REPRESENTAÇÕES DA(S) CRISE(S)
​Apresentação do Livro
SOCIEDADE E CRISE(S)
Edição 2019/2020
PRÉMIO ALMEDINA
foto.png livro.png PAlmedina.png

O prémio da segunda edição do Concurso de Fotografia do ICS é atribuído em ex aequo, a Joana Pinto, aluna da Licenciatura em Ciências da Comunicação, e Sara Balonas, docente do Departamento de Ciências da Comunicação.

O júri avaliou 33 fotografias de 14 participantes, que responderam ao desafio de criar representações visuais da(s) crise(s). As imagens submetidas a concurso foram avaliadas em 4 critérios: a) enquadramento na temática do concurso; b) originalidade da abordagem ao tema; c) qualidade técnica da fotografia; d) valor estético da fotografia.

Por razões de segurança sanitária, a exposição dos melhores trabalhos estará patente apenas online. Na galeria virtual é também possível revisitar as fotografias da primeira edição.

Veja todas as fotografias AQUI

Sociedade e Crise(s) é uma obra coletiva organizada a partir de contributos de membros do ICS que refletem sobre a experiência da crise. Com a chancela da Editora UMinho, o livro apresenta, em 22 capítulos breves, os sentidos e os contextos de um conceito que não se esgota no setor económico. Do ambiente à educação, da cultura à universidade, a(s) crise(s) são hoje um fenómeno transversal, inescapável na análise crítica das sociedades.

De acesso aberto, Sociedade e Crise(s) é um convite à problematização da modernidade como um tempo que se vive de crise em crise.

Link disponível AQUI

Na edição referente ao ano letivo 2019/2020 a vencedora é Ângela Araújo Lamarelho Martins, estudante da Licenciatura em Sociologia.

Este prémio, instituído em 2004 pela Livraria Almedina, é destinado a promover o mérito escolar dos estudantes que beneficiam de bolsa atribuída pelos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho no ano em curso.

É atribuído ao aluno com melhor classificação no conjunto dos cursos do 1º. Ciclo ministrado em cada Unidade Orgânica de Ensino e Investigação, que tenha transitado de ano, e que não tenha sido premiado no ano anterior.

​​​​​ MOMENTO MUSICAL
com Maria José Cunha Antiga Estudante do ICS