Descrição
Este mestrado apresenta um programa
consistente nas áreas da cultura, dos média e da sociedade, com ênfase na
relação entre os meios de comunicação, a política e a sociedade, os usos e as
potencialidades de caráter económico, a produção imagética e artística, a
conceptualização da arte digital, a relação entre a internet, a arte e a
cultura, a formação das identidades individuais e sociais e o relacionamento
intercultural.
A promoção da investigação, nas áreas
da comunicação, arte e cultura, constitui ainda uma opção que este projeto de
ensino, de um modo especial, privilegia.
É particularmente incentivado o
desenvolvimento de trabalhos académicos e projetos de intervenção em
articulação com as organizações, associações e instituições
artístico-culturais.
A organização de eventos e de
atividades colaborativas entre a academia e as comunidades locais caracteriza,
de forma especialmente diferenciadora, a formação que este Mestrado oferece.
Muitas destas atividades desenvolvem-se ao abrigo de protocolos e de práticas
regulares conjuntas.
Resultados de aprendizagem
1. Promover a formação
específica e transversal respeitante às modalidades, funcionalidades e
complementaridades caraterísticas da Comunicação, da Arte e da Cultura; 2. Propiciar a aprendizagem de
formas inovadoras de articulação entre as novas tecnologias de informação e a
criação e a difusão na área da Comunicação, da Arte e da Cultura;
3. Assumir a vantagem em
articular os repertórios científicos e os instrumentos metodológicos da
Sociologia, dos Sistemas de Informação e da Comunicação ao nível da
investigação e da intervenção nas áreas da Comunicação, da Arte e da Cultura;
4. Estimular o espírito inovador
e criativo nos estudantes, no sentido da utilização adequada das técnicas /
metodologias em diversos contextos de investigação ou atividade profissional;
5. Atender às necessidades de
investigação e profissionais emergentes, designadamente no mundo digital, nas
redes entre organizações e empresas, nas indústrias criativas, no turismo, no
lazer e na mediação entre criadores, instituições, media e públicos.
Acesso a estudos superiores
Este curso
confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte (Doutoramento).
Saídas profissionais
O Mestrado em Comunicação, Arte e Cultura propicia aos estudantes a
aquisição e valorização de conhecimentos/competências com aplicação nas mais
variadas áreas profissionais: gestão cultural, curadoria, mediação cultural,
crítica de arte, comunicação da arte e da cultura, museologia, produção
artística e cultural, programação, animação cultural e artística, etc.
Prevê-se ainda a possibilidade da empregabilidade científica, no que
concerne à investigação sobre temáticas articuladas com as áreas da cultura e
das artes.